13/09/2025  16h00
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
NOTÍCIA
Ubatuba
17/03/2006 - 06h08
Notícias da Prefeitura de Ubatuba
ACS - PMEBU
 


• Ubatuba realiza seminário no Dia Mundial da Água

Para comemorar o Dia Mundial da Água, Associação Sócio-Ambientalista Somos Ubatuba (ASSU), em parceria com a Prefeitura de Ubatuba, promoverá um seminário no dia 22 de março, a partir das 14h. O evento, que acontecerá no auditório da Escola Municipal Padre José de Anchieta, no Sumaré, será gratuito e aberto à população. O seminário, com o tema "Para despertar o cuidado com as águas de Ubatuba", tem como objetivo conscientizar a população para a importância de se preservar os recursos hídricos.

Logo na abertura, os jovens Ramatis dos Santos e Raquel Rodrigues que formaram, juntamente com a secretária de Meio Ambiente, Cristiane Gil, a comitiva brasileira no Parlamento da Juventude pela Água realizada este mês no México, falarão sobre a experiência. Em seguida acontecem diversas palestras, ministradas por autoridades no assunto, como Rosa Mancine, Secretária Executiva do CBH-LN; Eldis Camargo, Assessora da Procuradoria Geral da Agência Nacional de Água (ANA). O coordenador da Mesa será o Mestre Henrique Luis de Almeida, Coordenador do Programa de Gestão Costeira da ASSU.

Lançamento do Projeto Cuidágua

Nesse mesmo dia, a ASSU lança também o Projeto "Cuidágua", de Educação e Gestão Ambiental, que foi aprovado e financiado pelo Fundo Estadual de Recursos Hídricos (Fehidro) e tem como objetivo despertar na população da região central de Ubatuba (sub-bacia 7) o cuidado com as águas do município.

Durante seis meses, o "Cuidágua" realizará ações para crianças, jovens e adultos, visitas educativas nas residências e estabelecimentos comerciais do entorno dos rios, oficinas de arte-educação, reuniões de planejamento participativo, mutirões de limpeza e instalação de placas eco-informativas. O projeto contará ainda com a criação e manutenção de uma página na Internet sobre o cuidado com as águas de Ubatuba.

O projeto Cuidágua tem parceria da Prefeitura de Ubatuba, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, de Educação e de Agricultura, Pesca e Abastecimento de Ubatuba e o Instituto Seiva Advogados pela Natureza, com apoio do Comitê de Bacias Hidrográficas do Litoral Norte (CBH-LN), com o financiamento do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO), através do CBH-LN.


• Prefeitura de Ubatuba entrega salas de aula e reformas em escolas da Região Sul

Reforma no Rio Escuro e salas na Maranduba atendem a alunos e funcionários

A Prefeitura Municipal de Ubatuba e a Secretaria Municipal de Educação entregam nesta sexta-feira, 17, obras às comunidades do Rio Escuro e Maranduba. A EMEI do bairro do Rio Escuro foi totalmente reformada. Os alunos receberão a escola com novo telhado, piso frio para todas as classes e azulejo nos banheiros. A estrutura do prédio também foi reforçada e os funcionários ganharam um novo banheiro.

A cerimônia de inauguração da reforma da EMEI do Rio Escuro está marcada para às 14h30. No bairro da Maranduba às 16h acontece a inauguração de duas salas de aula na EM Virgínia Mele da Silva Lefevre. Cada sala tem capacidade para 22 alunos e dará mais conforto às crianças que ocupavam uma pequena sala. Os professores também poderão desenvolver melhor suas atividades com a ampliação do espaço. Atualmente a EM Virgínia Mele da Silva Lefevre tem 195 alunos.


• Escolinha de Surfe da Praia Grande ganha nova sede

A Secretaria de Esportes e Lazer da Prefeitura de Ubatuba inaugura neste sábado, 18, a nova sede da Escolinha Municipal de Surfe da Praia Grande. A estrutura da escolinha é basicamente a mesma que existe no Perequê-Açú, com 36 metros quadrados construídos totalmente em madeira, com capacidade para abrigar 24 pranchas durante as aulas.

A Tricats, marca de surfwear, será apresentada como patrocinadora oficial da escolinha e fará a entrega dos uniformes (lycras) aos alunos. A festa vai contar com grandes nomes do surfe local e uma tenda de customização de peças, com renda revertida para a Santa Casa de Ubatuba. A cerimônia de inauguração está marcada para às 9h, no canto norte da praia.


• Corredores de Ubatuba participam da Mini Maratona de Paraty

Ubatuba conquistou bons resultados na quinta edição da Mini Maratona de Paraty, no domingo, 12, disputada por mais de 600 atletas. A prova foi realizada em um percurso de 18 km pela rodovia Rio/Santos e o vencedor foi Luis Antunes, de Cruzeiro, que terminou o trajeto em 55m28s. Ubatuba enviou três atletas para a prova e o atleta Antônio Carlos de Jesus foi o destaque da equipe. Com o tempo de 59m 47s, Antônio foi o oitavo na classificação geral e o campeão da categoria 20-35 anos. Outro bom resultado veio com Rildo Ribeiro dos Santos, vice-campeão na categoria 18 a 24 anos, com o tempo de 01h06m38s. O tempo lhe valeu a 24ª posição no geral.

Joaquim Gonçalves Filho, com o tempo de 1h13m18s, foi o sexto colocado na categoria 40 a 44 anos, e 57º no geral. Os atletas receberam o apoio da Prefeitura Municipal de Ubatuba por meio da Secretaria de Esporte e Lazer.


• Fundart homenageia mulheres durante fim-de-semana

Durante todo o mês de março, as mulheres ubatubenses estão sendo homenageadas com uma programação especial. Este final de semana começa bem. No dia 17, sexta, acontece uma apresentação musical de chorinho, interpretada só por mulheres da Banda Lira Padre Anchieta. No mesmo dia, acontece o lançamento do livro "Mulheres Danadas", de autoria da Drª Alda Ribeiro, que fará uma palestra durante o evento. Drª Alda é gerontologista, médica especialista em pessoas idosas. Ela é também, autora dos livros "Manual para viver bem uma longa vida", "Quebrando os tabus da velhice" e "O peixe morre pela boca, e você também".

No sábado, dia 18, a partir das 20h30, a Retreta do Maestro Pedrinho se apresenta na Praça Exaltação da Santa Cruz e no domingo, 19, o Grupo Artigo Quinto traz um amplo repertório, que pretende agradar a todos, tocando sucessos do jazz, clássico popular e bossa nova, entre outros ritmos. A apresentação começa às 21h, também na Praça Exaltação da Santa Cruz.


• Ubatuba dá início ao programa Letra e Vida

A secretaria de Educação de Ubatuba promoveu no último dia 15, a aula inaugural do "Programa de Formação de Professores Alfabetizadores Letra e Vida", no auditório da EM Padre Anchieta. A cerimônia contou com a presença da representante da Delegacia de Ensino Regina Mira Reis, das coordenadoras do projeto, Akemi Matsuoka e Regina Dellalibera, além de Luciana Valério, representando os supervisores de ensino e Patrícia Pereira, secretária de Educação de Ubatuba.

Em seu pronunciamento, Patrícia lembrou que o Letra e Vida é uma arma a mais na prevenção ao analfabetismo. "Precisamos do empenho e dedicação de todos para a utilização de mais essa arma conta o analfabetismo. Não podemos mais alfabetizar alunos de quarta e quinta séries", disse Patrícia. Após os pronunciamentos foi exibido o vídeo "Em outras Palavras" além da apresentação do material que será utilizado durante o curso. As aulas serão ministradas às quartas-feiras em três períodos, no salão da secretaria de Educação.

Programa Letra e Vida

O programa de Formação de Professores Alfabetizadores Letra e Vida é um curso destinado a professores da rede municipal que ensinam a ler e escrever no Ensino Fundamental, envolvendo crianças, jovens ou adultos.

O programa tem como objetivos, melhorar significativamente os resultados da alfabetização no sistema de ensino, tanto quantitativamente quanto qualitativamente; contribuir para uma mudança de paradigma no que se refere tanto à didática da alfabetização quanto à metodologia de formação dos professores; contribuir para que se formem, na base do sistema educacional, quadros estáveis de profissionais capazes de desenvolver a formação continuada de professores alfabetizadores, contribuir para que tanto as diretorias de ensino, quanto as unidades escolares sintam-se responsáveis pela aprendizagem de todos os seus alunos e por fim, favorecer a ampliação do universo cultural dos formadores e dos professores cursistas, principalmente no que se refere ao seu letramento.


• Maioria aprova ciclofaixa na Thomaz Galhardo

A maioria das pessoas que circulam pela Avenida Thomaz Galhardo se mostra satisfeita com a implantação das ciclofaixas, feita pela Prefeitura no início deste mês. O ciclista Maurício Paulino dos Santos, microempresário morador do centro, considera que o principal ganho foi a segurança e diz que a idéia é muito boa. Já para o motorista de ônibus de turismo, Edvaldo Pedro, o mais importante foi a melhora no tráfego: "Foi uma ótima idéia, agora tenho mais facilidade de circular, sem me preocupar tanto em bater nas bicicletas". O aposentado Sérgio Rodrigues Alves, que dirige veículo motorizado, concorda e diz que a ciclofaixa melhorou o trânsito.

Quanto aos comerciantes, a opinião se divide. Os que têm seu comércio no lado direito da rua aprovam, em sua maioria, o funcionamento da ciclofaixa. É o caso de Renato Sartori, da Altrison, que viu grande melhora depois da implantação da ciclofaixa porque desde então as bicicletas não mais atrapalharam na entrada e saída de carros de seu estabelecimento: "agora está bem melhor, muito mais seguro. Antes o perigo de acidentes era grande", informou Renato Sartori.

Já o proprietário da Distribuidora de Água e Gás Assai, Quinite Nelson Assai, que possui estabelecimento do lado esquerdo da Thomaz Galhardo, não gostou da ciclofaixa em frente ao seu comércio. Quinite disse que a falta do estacionamento na frente de seu ponto comercial atrapalha e por isso considera a ciclofaixa má idéia. Wagner Luiz da Silva Messias, do Rei da Construção, tem opinião dividida: "acho que tem seu lado bom e seu lado ruim. O bom é a organização e a educação no trânsito e o lado ruim é que é difícil ter vaga para estacionar aqui em frente da minha loja e isso prejudica na carga e descarga", disse Wagner, explicando que mesmo sendo o Rei da Construção do lado direito, onde é permitido estacionar, o local está sempre lotado de carros, sendo raras as vezes em que sobra espaço para estacionamento de caminhões.

Faixa vermelha

A faixa vermelha que demarca a área destinada exclusivamente aos ciclistas já começou a ser pintada e na Avenida Thomaz Galhardo, onde foi realizada a pesquisa, os primeiros quarteirões estão com a pintura completa, aguardando apenas a colocação dos tachões com catadióptricos que vão fazer com que a ciclofaixa fique ainda mais visível tanto para os ciclistas como para os motoristas.

Educação

Foram enviados 10 mil panfletos informativos para as escolas do município, esclarecendo o que é a ciclofaixa.. A Secretaria de Educação propôs o tema para as escolas como Educação para o Trânsito.


• Prefeitura inicia limpeza de terrenos baldios no Itaguá

A Prefeitura de Ubatuba vem realizando a limpeza dos lotes cujos proprietários foram notificados no final de janeiro por não terem cumprido com a determinação de limpar seus terrenos dentro do prazo de 30 dias. Tais proprietários receberam multas que variavam entre R$ 300 a R$ 500 e tiveram mais 15 dias para regularizar suas situações, procedendo com a limpeza de suas propriedades. Os que, mesmo depois deste prazo não limparam seus lotes, além da multa terão que pagar R$ 1,77 por metro quadrado de seu terreno, limpado pela Prefeitura. Este valor será cobrado na forma de preço público, ou seja, de serviço. O não pagamento do preço público gera a inscrição de seu valor em dívida ativa e a posterior cobrança em execução fiscal.

Esta ação é um trabalho conjunto entre as secretarias de Obras, Arquitetura e Planejamento Urbano e Meio Ambiente, que teve início do final do ano passado. O bairro do Itaguá é o primeiro a receber este serviço, onde do total de proprietários notificados, 20% atenderam à solicitação de imediato e muitos outros realizaram a limpeza após o recebimento das multas. Porém, como ainda restaram vários descumprindo a intimação, lá já foram limpos pela Prefeitura dois terrenos na Rua José de Alencar no último sábado, 11. No próximo sábado, 18, as máquinas da prefeitura darão continuidade ao trabalho, limpando mais dois terrenos no Itaguá.

A ação se estenderá por todo o município, começando pela Estufa I, Centro, Perequê-Açú e Jardim Carolina. A lei, permitindo que a prefeitura execute o serviço, caso o proprietário não o faça, é antiga e foi proposta pelo prefeito Eduardo César, quando era vereador na sua segunda gestão.


• Prefeitura remove cerca no Parque Guarani

A Prefeitura de Ubatuba, por intermédio da Comissão de Congelamento, realizou na última quinta-feira, 16, uma ação administrativa que culminou na remoção de uma cerca de zinco que havia sido colocada em uma área do Parque Guarani, que além de ser área pública, de preservação permanente, é também núcleo congelado, ou seja, local onde não são permitidas novas construções por ser alvo de ocupação irregular.

A ação foi reincidente, já que no dia 7 de fevereiro a Prefeitura demoliu três ferros-velhos que estavam no mesmo local. A Prefeitura vai cercar a área nos próximos dias para evitar novas invasões. "A ação foi semelhante à outras ocorridas em diferentes locais e que estavam na mesma situação, ou seja, com construções após o congelamento. A diferença é que desta vez, além de ser área congelada, trata-se também de área pública e que já havia sofrido demolição anteriormente. Isso caracteriza um verdadeiro desrespeito ao patrimônio da população de Ubatuba", explicou Claudinei Salgado, Secretário Adjunto de Gabinete e responsável pela Comissão de Congelamento. A ação contou com o apoio das Polícias Militar, Ambiental e Guarda Municipal.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "UBATUBA"Índice das publicações sobre "UBATUBA"
30/12/2022 - 05h40 Biblioteca de Ubatuba reabre em janeiro
29/12/2022 - 06h34 3ª etapa do Circuito Filipe Toledo Kids On Fire
28/12/2022 - 06h42 Assistência Social divulga campanha em Ubatuba
27/12/2022 - 07h39 E nas areias de Ubatuba... (CDXLIX)
27/12/2022 - 07h37 Inscrições para estágio na Prefeitura de Ubatuba
26/12/2022 - 07h47 IPTU 2023 em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.