Informática
Luiz Roberto de Moura
lrmoura@ubaweb.com
TERRÀVISTA?
O Terràvista é um espaço livre e gratuito para alojamento de informação não comercial em língua portuguesa na World Wide Web.
Existem cerca de 200 milhões de pessoas que falam a língua portuguesa no planeta. No entanto só uma percentagem baixíssima destas, tem acesso ao novo mundo da Sociedade de Informação global. O objetivo do Terràvista é facilitar esse acesso.
Pede-se apenas que cumpra as regras de alojamento.
O Terràvista é também um conjunto de Estaleiros de construção de páginas na Internet em língua portuguesa e de Portos onde essas páginas se podem alojar, sem encargos para os seus produtores.
Para quem é o Terràvista?
O Terràvista é para toda pessoa que fale a língua portuguesa e tenha alguma coisa para dizer na Internet, isto é, ao mundo. A Internet é um novo e fabuloso meio de expressão global. Com o Terràvista a comunidade virtual de expressão portuguesa pode crescer e fazer ouvir a sua voz.
Mas o Terràvista é igualmente para alguns em especial:
A Lusofonia
Os duzentos milhões de pessoas que utilizam a língua portuguesa representam muitas culturas diferentes na África, na Ásia, na América e, é claro, na Europa. A diversidade cultural que a língua portuguesa exprime tem uma oportunidade única aqui para se mostrar.
A Educação
Com a ligação das escolas à Internet, cria-se uma oportunidade única para dar conteúdos à tecnologia. Alunos, professores e escolas vão poder mostrar os seus projetos na rede global.
As Comunidades de Expressão Portuguesa Residentes no Estrangeiro
Há pessoas a falar a língua portuguesa nos quatro cantos do mundo. A trabalhar ou a estudar, longe das suas pátrias. Que os laços não se quebrem. As comunidades de expressão portuguesa estabelecem novas relações, sem nunca quebrar as que têm com a sua cultura de origem.
Os Grupos sem Acesso à Tecnologia
Dos duzentos milhões de pessoas que falam a língua portuguesa no mundo, poucos, sobretudo por dificuldades econômicas, tem acesso às novas possibilidades de ter uma voz no mundo que a Internet proporciona. Terràvista é uma oportunidade única para lhes dar essa voz.
O que é um Estaleiro?
O primeiro objetivo do Terràvista é oferecer espaço na Internet para informação não comercial em língua portuguesa. É contudo evidente que nem todos têm acesso à tecnologia que permite hoje produzir essa informação. Por outro lado, os cibercafés e outros pontos de acesso público à Internet não permitem hoje mais do que consultar ou consumir informação.
Os Estaleiros são um novo tipo de cibercafé, o cibercafé ativo. Aqui as pessoas podem não só consultar a informação da Internet como entenderem, mas igualmente produzir informação original, usando ferramentas específicas e acompanhados por técnicos especializados que garantem o apoio e a formação.
Organização do Terràvista (Praias, Faróis e Portos)
Praias
As Praias são os locais onde estão alojadas as páginas do Terràvista. Desertas ou sobrepovoadas, tropicais e soalheiras ou varridas pelo vento e encobertas em nevoeiro, é nas Praias que pode estender as sua toalha, e assentar. A Praia é o ponto de chegada e de partida das navegações no Terràvista.
Existem 14 Praias disponíveis, escolhidas entre as mais conhecidas do mundo lusófono. Dentre essas você pode escolher a sua morada.
Faróis
No mar de informação que é a Internet nem sempre é fácil encontrar informação útil e pertinente. No Terràvista os Faróis estão organizados tematicamente e permitem facilmente aceder a grupos de conteúdos.
Existem já vinte e três Faróis , este número poderá aumentar à medida que crescerem os conteúdos alojados no Terràvista. Quando você imigrar para o Terràvista deverá selecionar o Farol que iluminará a sua página.
Portos
Originalmente pensados como os pontos de entrada do Terràvista, os Portos foram, nesta fase, deixados para uso futuro, quando o Terràvista tiver crescido e se justificar ampliar as formas de alojamento de páginas.
Com mais Estaleiros instalados, com um número crescente de utilizadores, os Portos cruzarão temas e geografia em novas formas de organização.
Regras para o Alojamento de sua homepage no Terràvista
Existe um conjunto simples de regras no Terràvista que devem ser cumpridas no alojamento de páginas. O objetivo destas regras é garantir um nível mínimo de qualidade nas páginas da comunidade Terràvista:
· O espaço total disponível por utilizador e por morada é de 2 megabytes.
· As páginas deverão ser originalmente em língua portuguesa, podendo, contudo, estar duplicadas em qualquer outra língua.
· Os seus conteúdos deverão ser originais, não ferindo de modo algum a lei internacional dos direitos autorais.
· Os seus conteúdos não deverão ser ofensivos ou discriminatórios, nomeadamente na base do sexo, raça ou religião, nem ser de natureza pornográfica.
· As moradas não deverão servir apenas para armazenar arquivos não acessíveis via HTML. Não deverão igualmente servir apenas de porta de entrada para conjuntos de informação alojados em outro servidor.
· Sempre que sejam disponibilizadas imagens alojadas em outro servidor que não o do Terràvista através de ligações (links), estas deverão estar identificadas como tal e não camufladas com legendas enganadoras. (exemplo : foto1, foto2 etc.)
· O Terràvista não poderá ser responsabilizado por qualquer perda de dados resultante da remoção de qualquer conteúdo, falhas de sistema, ou qualquer outra razão.
Não serão permitidas páginas cujo teor :
· Viole o espírito da Constituição Portuguesa.
· Ofenda de qualquer forma a comunidade virtual.
· Promova ou forneça instruções acerca de atividades ilegais, ou promova o dano físico ou moral contra qualquer grupo ou indivíduo.
· Contenha material que explore, de qualquer forma, menores.
· Contenha acesso restrito ou palavra chave para acesso ou páginas e/ou imagens escondidas.
Não serão permitidas páginas cujo teor promova serviços comerciais incluindo os abaixo descritos :
· Oferta de um serviço de vendas de bens ou serviços.
· Referências publicitárias ou patrocinadores.
· Promoção de concursos que envolvam qualquer forma de pagamento.
· O Terràvista reserva-se o direito de remover qualquer página cujo teor viole as regras acima descritas. O Terràvista não verifica periodicamente as páginas; no entanto, averiguará eventuais queixas de violação das regras, procedendo em conformidade.
· O Terràvista não é responsável pelo conteúdo das páginas dos marujos. nem as opiniões e pontos de vista nelas expressos refletem necessariamente as dos responsáveis por este projeto.
· O Terràvista reserva-se o direito de alterar as regras de alojamento sem aviso prévio aos marujos. Qualquer alteração será no entanto publicitada na página do Diário de Bordo, pelo que se recomenda aos marujos a sua consulta periódica.
Reserve o local para sua homepage em: http://www.terravista.ciclone.com.br ou em http://www.terravista.pt.
|
|
Curso de HTML
Além de disponibilizar espaço gratuito para páginas pessoais, o Terràvista tem uma ferramenta (Oficina Terràvista) que possibilita ao leigo, a elaboração de uma página sem a necessidade de conhecer o HTML (Hypertext Markup Language).
Para os que pretendem iniciar seus conhecimentos em HTML, o Terràvista, também coloca a disposição dos internautas um mini-curso para iniciantes que você pode encontrar no Convés do Terràvista, nos seguintes endereços: http://www.terravista.ciclone.com.br ou http://www.terravista.pt.
10 para o UbaWeb

Toda semana, a equipe de técnicos do Página Nota 10 e internautas, através de indicação elegem a melhor página da semana. A página premiada ganha o selo Página Nota 10, comprovando a competência e profissionalismo dos idealizadores da página premiada.
No final de cada mês é escolhida a página do mês.
O UbaWeb foi escolhido como o melhor site do mês de novembro, no segmento cidades.
Agradeçemos a todos os colaboradores do UbaWeb por este prêmio.
E-mails
· Sr. Redator,
Desejamos sucesso a este novo veículo de comunicação.
A continuar no mesmo rítmo da presente edição, o sucesso será irremediável :o) ...
Esperamos que o oportuno Editorial repercuta plenamente.
Roberto Mamede Costa Leite
mamede@iconet.com.br
· Parabéns pela bonita página.
Gostaria apenas de frisar que alguns objetos estão deslocados na tela.
Marcio Satomi Tokita
marciot@netmogi.com.br
· Parabéns, mas aumenta um pouco as setas de acesso para as páginas: próxima e anterior.
Felipe Moraes Alves
felipealves@br2001.com.br
· Área na Fazenda Figueira, no Horto Florestal, em Ubatuba
Tenho uma propriedade na antiga Fazenda Figueira, hoje lote 20. Já são 5
anos e o lugar foi apenas parcialmente abastecido por energia elétrica.
Estou aguardando uma melhoria do lugar para construir minha casa de
veraneio. Pago meus impostos em dia e julgo que meus vizinhos também. Faltam
apenas 100 metros e nessa faixa pelo menos 5 propriedades seriam
beneficiadas. Já fiz meu pedido à CESP (OS nº 177914), e como moro em
São Paulo tenho dificuldades para obter esse benefício. Se alguém puder me
sugerir algo agradeço antecipadamente.
Luciano F.
ksandra@compuserve.com.br
Os e-mails para UbaWeb deverão conter, nome completo e telefone do autor. Por motivos de espaço ou clareza, os e-mails poderão ser publicados resumidamente. UbaWeb reserva o direito de não publicar e-mails escritos de forma desrespeitosa e/ou que não contenham as informações (anteriormente solicitadas) completas sobre o autor. Informamos que esses dados poderão ser confirmados, antes da publicação.
Sua colaboração é muito importante. Não se esqueça, UbaWeb é o seu espaço.
central@ubaweb.com
|