19/05/2024  01h30
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Atualidades
28/07/2013 - 11h00
O Poder do Papa (The Pope Power)
Lincoln Xavier
 

Março foi um mês especial para dois líderes mundiais. A presidenta Dilma alcançou a maior aprovação do seu governo e o cardeal Jorge Bergoglio foi eleito o primeiro Papa do continente americano, adotando o nome de Francisco. Passados quatro meses de tais feitos, ambos alcançaram projeções bem diferentes no cenário nacional, enquanto a aprovação do mandato de Dilma está em queda, conforme comprovam as pesquisas de opinião pública, o novo Papa conseguiu imprimir seu estilo e vem causando uma simpatia coletiva, até por parte de quem não professa a fé cristã.

Com a visita do Papa Francisco no Brasil, os brasileiros puderam se sentir mobilizados pela terceira vez este ano, e diferentemente das manifestações sociais e da copa das confederações, que representavam respectivamente sentimentos de mudança e paixão, desta vez, a primeira visita do novo pontífice ao maior país da América Latina, fez com que brasileiros se envolvessem pela fé e fraternidade.

Porém, mais do que a crença religiosa, o Papa traz consigo diversas mensagens incorporadas à sua imagem através da interdiscursividade e semiótica. Seu posicionamento, contrastando com o excesso de protocolos do Vaticano, impõe uma nova fase marcada pela simplicidade e pelo carisma pessoal, demonstrando que o novo líder da Igreja Católica gosta e quer estar junto ao povo, se misturando por diversas vezes à multidão.

Logo após a escolha do novo Papa, o Vaticano anunciou que seu nome seria Francisco, uma referência a São Francisco de Assis, o padroeiro dos pobres. Assim, estava em construção uma nova imagem e mensagem, digna do religioso latino-americano, que estava cercado de declarações e atitudes coerentes com seu passado de cardeal na Argentina, quando morava em um apartamento modesto, circulava de transporte público e preparava as próprias refeições, aliado ao seu grande carisma e poder de comunicação.

O novo papa recuperou o estilo de simplicidade, também traduzidos em sua própria vestimenta. Optou por permanecer com seu antigo crucifixo em latão, em substituição aos rubis e diamantes utilizados por outros pontífices, dispensou a estola preta e dourada e recusou o manto vermelho forrado com pele de arminho utilizado pelo seu antecessor, preferiu um anel papal de prata e não de ouro, além de mandar retirar o tapete vermelho do gabinete e mudar o trono dourado por uma cadeira de madeira.

Seu carisma pessoal e sua oratória simples, de fácil alcance, recheada de palavras como perdão, misericórdia, bondade e ternura, acompanhadas de histórias cotidianas, é destinada a todos os ouvintes, independente de crença ou religião, provando que a intenção de Francisco é o fortalecimento e a renovação do catolicismo. "Como muitos de vocês não pertencem a Igreja Católica, outros não são religiosos, dou está benção a cada um de vocês respeitando a consciência de que cada um de vocês é filho de Deus", destacou em um de seus primeiros pronunciamentos.

Até mesmo seu histórico de conflitos políticos na Argentina, não abalou a reputação do novo líder da Igreja Católica. Temido pelos Kirchner, o novo papa tem a seu favor a característica de que todo líder deve ser amado e respeitado.

O Papa Francisco não vai estar presente em diversos Estados em sua visita pelo Brasil, apenas no Rio de Janeiro e uma breve passagem por Aparecida em São Paulo, mas assim como ocorreu nas manifestações populares e na copa das confederações, sua mensagem está percorrendo corações por todo o Brasil e suas lições servindo de inspiração para muitos governantes e agentes públicos.


Nota do Editor: Lincoln Xavier é Diretor Executivo da Confirma, agência especializada em Marketing Público, pós-graduado em Marketing e Propaganda Eleitoral pela USP e certificado em Comunicação Política e Estratégias Eleitorais pela The George Washington University.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ATUALIDADES"Índice das publicações sobre "ATUALIDADES"
29/01/2021 - 06h06 Algumas tendências de plantas ornamentais
22/07/2020 - 07h43 5 motivos para instalar energia solar na sua casa
24/01/2014 - 16h10 São Paulo proíbe testes em animais
18/01/2014 - 18h13 Técnicas de filmagem
24/06/2012 - 14h13 ECO Business 2012
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.