20/05/2024  10h33
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Arquitetura e Engenharia
25/03/2015 - 18h03
Humanizando a construção
Giulliano Polito
 

A constituição de um novo padrão de ambiente de trabalho para quem está cumprindo seu papel na construção civil certamente é um grande desafio. Em um modelo pioneiro, criar oportunidades e ações que melhorem o clima organizacional, trazendo benefícios para o colaborador e, em reflexo, para a empresa, é realmente uma tarefa que exige observação e zelo para que seja possível a identificação de itens que, de fato, podem causar impactos positivos. 

Não há dúvidas de que humanização no ambiente de trabalho, fazendo com ele seja agradável e melhore a qualidade de vida dos colaboradores de uma empresa, é uma tendência cada vez mais forte e adotada pelas instituições modernas. Essa transição tem sido adotada por diversas organizações nas quais as acomodações são escritórios, geralmente climatizados e que já possuem alguma ou uma boa estrutura para implantação de itens que promovam a integração. Porém, como levar qualidade de vida para um canteiro de obras?

Transformar tais ambientes em espaços estruturados para atender as pessoas que ali trabalham, em primeiro momento, parece algo fora do alcance, mas já sabemos que é possível. Afinal, é importante estar sempre atento com o objetivo de proporcionar uma condição favorável para o trabalho, independente do setor. É notável que isso faz com que os colaboradores se sintam motivados já que eleva a autoestima da equipe, aumentando a probabilidade de se colher melhorias no processo de construção.

Entre as ações que podemos investir para melhorar o ambiente desses trabalhadores que estão em campo, são as construções de áreas de vivência equipadas com espreguiçadeiras e televisão, proporcionando um local para que os funcionários possam ter um momento de descanso. Outras inovações como estrutura de refeitórios equipados adequadamente para atendê-los e até mesmo espaço de jogos para maior integração também trazem excelentes resultados. Por fim, oferecer um banheiro com água quente e toalhas limpas, pode parecer pouco para alguns, mas acredite, é um imenso diferencial para quem se esforça todos os dias para construir a casa ou empreendimento dos sonhos das pessoas.

É fato que o ambiente físico também é responsável pela transmissão e consolidação de valores. Dessa forma, ele influencia diretamente nos vínculos emocionais construídos na relação de trabalho e, assim, transmite a mensagem sobre qual comportamento organizacional se espera naquele local. E, entre todas as premissas, para que o relacionamento empresa e funcionário seja saudável, há uma que deve nortear esse caminho: o respeito.


Nota do Editor: Giulliano Polito é diretor de obras da Lorenge.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "ARQUITETURA E ENGENHARIA"Índice das publicações sobre "ARQUITETURA E ENGENHARIA"
05/08/2022 - 06h17 Perícias de engenharia em processos judiciais
03/08/2022 - 06h16 Para deixar a casa mais aconchegante no inverno...
24/06/2022 - 06h31 Mármores e granitos
03/06/2022 - 06h16 Construir uma casa no Brasil está mais caro
31/03/2022 - 06h01 O novo minimalismo na arquitetura e decoração
26/02/2022 - 06h09 Neuroarquitetura
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.