25/10/2021  23h42
· Guia 2021     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
13/10/2021 - 06h18
Fotos de crianças
Maria Angélica de Moura Miranda
 
 
Arquivo MAMM 
  Um passeio na estrada em construção (São Sebastião, SP).

Como comemoração pelo Dia das Crianças, muita gente colocou no Facebook fotos antigas. Isso foi uma provocação para mim, adoro fotos antigas.

Nasci em casa com parteira e minha casa era onde hoje é a Loja Helicônia, na Rua Capitão Luiz Soares, quase em frente era o local onde o fotógrafo Agnello Ribeiro dos Santos tinha seu estúdio fotográfico.

Seu Agnello foi muito amigo do meu pai, foram vereadores na mesma época e compartilhavam idéias progressistas. Na década de 60 seu Agnello fotografava as atividades do então prefeito Gil Pacini, por isso conheci muitas fotos onde aparecia meu pai e a sua caminhonete ou seu caminhão, em alguma obra da Prefeitura ou essa de um passeio que fazíamos na estrada que estava sendo construída.

Mas durante a semana a movimentação era muito grande no estúdio de fotografias, e algumas crianças tinham medo de tirar fotos pois seu Agnello ficava atrás da máquina com um pano na cabeça, como era comum os fotógrafos fazerem. Isso era um terror, as crianças ficavam assustadas e choravam.

Quando isso acontecia seu Agnello chamava minha irmã Nádia para mostrar que não precisava ter medo. Com isso temos muitas fotos que foram tiradas nessa época.

Só muito tempo depois fui entender a importância do trabalho que seu Agnello Ribeiro dos Santos nos deixou, muitos dos seus negativos foram recuperados pelo fotógrafo Edivaldo Nascimento, e trazem um perfeito entendimento do que acontecia desde a década de 20, ele faleceu em 1979 com 80 anos.

Foi um documentarista autodidata, que conseguiu registrar a paisagem e as pessoas, num trabalho único que nos faz perceber toda a mudança que aconteceu nesse litoral a partir da chegada da ocupação turística. Trabalhava como auxiliar do Instituto de Meteorologia, foi também pescador e plantador de bananas em terras que possuía em Boiçucanga e Toque-Toque Pequeno.

Temos muitos livros e reportagens com fotos desse artista sebastianense e o Arquivo Histórico da Prefeitura Municipal de São Sebastião, disponibiliza o seu acervo para pesquisadores e jornalistas.

No Facebook, muitas dessas fotos que foram postadas foram feitas pelo seu Agnello. Todas muito lindas!


Nota do Editor: Maria Angélica de Moura Miranda é jornalista, foi Diretora do Jornal "O CANAL" de 1986 à 1996, quando também fazia reportagens para jornais do Vale do Paraíba. Escritora e pesquisadora de literatura do Litoral Norte, realiza desde 1993 o "Encontro Regional de Autores".
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
25/10/2021 - 06h07 Os finados sem fim
24/10/2021 - 07h05 Estranho no ninho
22/10/2021 - 06h18 Perguntas à autocrítica
21/10/2021 - 05h51 Duña, influenciador digital
20/10/2021 - 06h29 Os tais `conquistadores do mundo´
19/10/2021 - 05h14 Xodó de Minas
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2021, UbaWeb. Direitos Reservados.