26/04/2024  04h10
· Guia 2024     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Direito e Justiça
29/11/2021 - 05h19
A importância de formalizar um contrato
Joana Costa Feliciano
 

Nos dias atuais, cada vez mais as pessoas realizam negociações, seja na compra de um veículo, uma casa, a locação de um bem, dentre outras formas de negociação. Entretanto, é muito comum as pessoas fecharem essas negociações através da “boca a boca”, sem passar a um instrumento assinado pelas partes e testemunhas.

A ausência de formalidade pode gerar falta de clareza quanto aos objetivos e aspectos acordados, não alinhamento das responsabilidades das partes, falta de amparo jurídico para aplicação de multas, juros ou outros, maior vulnerabilidade das partes etc.

Já a presença de formalidade gera uma minimização de inadimplemento, esquecimento, bem como de suma importância as partes possuem um meio de prova e além de tudo, estipula com clareza as obrigações e responsabilidades de ambas as partes.

O contrato, como toda relação comercial, gera uma obrigação entre os indivíduos, há, portanto, os contratos típicos como contrato de compra e venda, de locação de imóveis, de incorporação imobiliária, estes com previsões legais próprias, bem como há os contratos atípicos que não possuem previsão legal.

É certo que somente a existência de um contrato escrito não garante que alguém cumpra com o acordado, porém, reduz as chances de descumprimento e inadimplemento. Isso porque nem tudo o que é falado pode ser provado, já o que está escrito e assinado fica mais difícil o descumprimento, pelo fato da existência de uma prova.

Dessa forma, o contrato escrito, assinado pelos contraentes, por duas testemunhas, com firma reconhecida, é uma prova robusta quando necessário provar algo relacionado ao objeto do contratado.


Nota do Editor: Joana Costa Feliciano, graduanda em Direito, colaboradora do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "DIREITO E JUSTIÇA"Índice das publicações sobre "DIREITO E JUSTIÇA"
18/12/2022 - 05h45 Vai contratar temporário no final de ano?
16/12/2022 - 05h29 Os principais erros no contrato de locação
14/12/2022 - 05h12 Como funciona a revisão da vida toda
14/11/2022 - 05h42 Cuidado: crimes on-line têm consequências reais
06/11/2022 - 05h59 Copa do mundo e jornada de trabalho
02/10/2022 - 06h30 Direitos são assegurados pelo seguro DPVAT
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2024, UbaWeb. Direitos Reservados.