13/09/2025  13h59
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
09/04/2006 - 14h05
Sobre formigas e miojo
Francine Lima
 

Aquilo me surpreendeu tremendamente. Como puderam as formigas que habitam as paredes do meu apartamento – digo: do apartamento que eu alugo – ignorar o miojo que eu deixara exposto dentro duma panela aberta? Pela primeira vez, eu as presenteara com metade do pacote de pseudomacarrão, de propósito, deixando durante a noite inteira aquele cheiro de tempero forte e exageradamente salgado se espalhar pela cozinha, acreditando ser um irresistível chamariz para as até então mal desejadas operárias artrópodes. E elas reagem assim, com desdém!

Enquanto eu observava o curioso fato, procurando, esperançosa, alguma representante das tradicionais invasoras, peguei, distraída, um copo de vidro para encher com água fresca e matar a sede da manhã. Eis que vejo, quase tarde demais, uma pequena formiga boiando dentro do copo, molhada daquela água que eu crera livre de micro e miniorganismos.

Ora, pois! Se até o galão de água elas invadiam, por que haveriam de estar tão desinteressadas no miojo? Noutro dia me ocuparam todos os pães franceses do pacote de papel, não perdoando nem mesmo o único alimento que me restara para o lanche da tarde. Ainda que de véspera, era um farto pacote de pães! Eu tentava expulsá-las, cuidadosamente, retirando-as com a ponta dos dedos, mas elas insistiam em ficar e adentravam ainda mais profundamente na massa semi-seca.

Agora... no miojo, nada. Eu, tão adepta das boas dietas, da alimentação de qualidade, só porque fora surpreendida por um telefonema que não pude interromper e que me tomou o tempo de cozinhar algo melhor, vi-me sem alternativa diante do pacote de miojo, o único que havia no armário, justamente para emergências como aquela... Eu, tão amante dos bons pratos e descrente da comida rápida... Eu, tão convicta do bem comer, tive de consumir tal produto. E as formigas... nem elas gostam de miojo.


Nota do Editor: Francine Lima é jornalista, redatora de livros sob encomenda e autora dos blogs www.textosentido.blog-se.com.br e http://nuncafuigorda.blogspot.com. Vive escrevendo sobre as relações entre a comida e a vida cotidiana.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.