13/09/2025  10h55
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
03/05/2006 - 18h28
Campanha para adolescentes aborda TPM
 
 

A Libbs Farmacêutica está dando continuidade à campanha "Curtir a vida na dose certa" em 2006. A partir deste mês, estão sendo distribuídos 250 mil folhetos sobre diversos temas ligados ao universo juvenil. Como na fase anterior, cerca de 25 mil ginecologistas recebem material e auxiliam na conscientização das pacientes adolescentes. Com abrangência nacional, a campanha teve início em 2003 e visa orientar sobre cuidados com o corpo. Nesta fase, a campanha aborda a síndrome pré-menstrual, a famosa TPM.

A idéia de trazer esse tema para a campanha surgiu devido à alta incidência de TPM entre as mulheres. Segundo a médica ginecologista do Hospital das Clínicas, de São Paulo, Drª Arícia Giribela, "cerca de 60% das mulheres em idade fértil apresentam sintomas relacionados ao período pré-menstrual. Dessas, cerca de 8% sofrem de sintomas graves que, muitas vezes, levam-nas a se afastar do trabalho e até mesmo, isolamento do convívio social e familiar". A TPM surge geralmente cerca de dez dias antes do período menstrual e costuma desaparecer com a menstruação.

Mais de 150 sintomas físicos e emocionais desse mal já foram descritos. A Drª Arícia afirma que "os sintomas mais comuns são: inchaço, dor nas pernas, dor nas mamas, irritabilidade, insônia, cólicas e mudança de apetite e humor".

Acredita-se que a Síndrome Pré-Menstrual seja decorrente de influências hormonais normais do ciclo menstrual no sistema nervoso central. A falta de vitamina B6, cálcio ou zinco também pode ser responsável pela TPM. Alguns estudos mostram que fatores sociais e culturais também podem provocar a Síndrome. Ela ocorre com mais freqüência em mulheres com histórico familiar de TPM ou de depressão pós-parto.

Existem muitas formas de melhorar a TPM. O correto é procurar o seu ginecologista e ver qual é o melhor tratamento para cada caso. Como a tensão pré-menstrual está relacionada ao ciclo menstrual e ovulação, muitas mulheres podem se beneficiar com o uso de anticoncepcionais orais. "Estudos demonstram que o uso contínuo de contraceptivos hormonais (em que a mulher toma o anticoncepcional sem pausa) diminui os sintomas da TPM, principalmente naqueles casos relacionados à pausa do contraceptivo. Podemos indicar também antidepressivos para tratar os sintomas com predomínio emocional", explica a Drª Arícia.

É possível evitar ou diminuir os sintomas da TPM com alguns cuidados:

· Redução de sal, cafeína, açúcar, gordura, álcool e cigarro.
· Prática de exercícios com regularidade
· Diminuição do stress
· Manutenção de sono regular (oito horas diárias)
· Dieta rica em carboidratos e cálcio

Mais informações sobre cuidados com o corpo e contracepção podem ser encontradas no site www.sabermulher.com.br.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.