13/09/2025  11h04
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
17/05/2006 - 14h27
Alergia pode ser confundida com resfriado
 
 

Com a baixa temperatura, começa a temporada das indesejáveis doenças respiratórias. O aparecimento de gripes e resfriados inspira cuidados, principalmente quando aquele nariz escorrendo, tosse ou resfriado duram mais do que o imaginado. O grande problema é que as alergias respiratórias podem ser confundidas com gripes e resfriados. Primeiro pela similaridade dos sintomas e, segundo, porque nesta época do ano a queda de temperatura e a aglomeração de pessoas em ambientes fechados contribuem para o aparecimento destas doenças com maior freqüência. Entretanto, existem diferenças que valem a pena serem observadas, principalmente pelos pais.

A primeira é a freqüência e a persistência dos sintomas. Por serem causados por vírus, a gripe e o resfriado seguem um ciclo de ocorrência, o que não ultrapassa os sete dias, enquanto que na alergia respiratória eles podem durar meses. As gripes e resfriados são causados por vírus e bactérias e podem afetar qualquer pessoa. Já a alergia respiratória é uma reação exagerada do organismo de um determinado grupo de pessoas a agentes ambientais como mofo, umidade, determinados tipos de cheiros e produtos químicos etc. "A alergia pode afetar pessoas de todas as idades e em qualquer momento da vida", alerta a alergista do Hospital e Maternidade São Camilo, Maria Cristina Guerra.

Tipos de alergia

Rinites - Causadas pelo contato com ácaros ou pólen de flores, quem sofre desta alergia respira pela boca, tem a sensação de estar sempre resfriado, coceira no nariz e espirra com freqüência;

Asma - As principais características são: tosse, falta de ar e chiado no peito;

Outras alergias - Existem ainda as alergias de pele, a medicamentos e a alimentos. "Normalmente os alérgicos apresentam reação na pele, edemas nos olhos, lábios e da glote (que fecha a garganta)", afirma a especialista.

Dicas - Uma recomendação importante da especialista é manter a casa e o ambiente livres de poeira e sujeira, principalmente, para evitar o agravamento das alergias. É necessário fazer o acompanhamento com o especialista para controle destas doenças. Se possível, tomar a vacina da gripe.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.