13/09/2025  11h01
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
25/05/2006 - 17h10
Novo padrão para a postura corporal do brasileiro
Agência USP de Notícias
 

Pesquisadora propõe novo padrão de referência de postura corporal. Para pesquisadora, postura totalmente simétrica é algo irreal. Em um estudo com 115 pessoas, 66% apresentou inclinação para o lado direito do corpo. Software desenvolvido pela equipe auxilia na análise da postura, inclinação e equilíbrio dos pacientes

Mais da metade do povo brasileiro pode ser "torto". Segundo uma pesquisa da Faculdade de Medicina da USP, que analisou a postura de 115 pessoas, 66% delas apresentaram uma inclinação para o lado direito do corpo. "Todo mundo é assimétrico, ou seja, apresenta diferença entre o alinhamento do lado direito e do lado esquerdo do corpo, por isso não podemos considerar a simetria total como padrão de normalidade", explica a fisioterapeuta Elizabeth Alves Ferreira.

Em seu estudo de doutorado, Elizabeth propõe um novo padrão de referência de postura para a população brasileira. Ela também participou da elaboração de um software livre e gratuito, de uso acadêmico e clínico, que auxilia na análise da postura, inclinação e equilíbrio dos pacientes.

Elizabeth defende a adoção de um novo padrão na definição do que é considerado desvio e respectiva a necessidade de tratamento. "Não podemos considerar que o normal seja um padrão alcançado apenas por um número tão pequeno de pessoas", acredita a fisioterapeuta. Entre as pessoas analisadas, apenas 24% têm a altura exatamente igual para os dois lados do corpo.

A definição desse novo padrão pode indicar novas preocupações e atenção a pontos que poderiam passar despercebidos anteriormente. "A maior parte da população tem uma inclinação de ombro e de pelve para a direita, talvez isso indique que a inclinação à esquerda merece maior atenção por parte dos profissionais", exemplifica.

As pessoas analisadas no Laboratório de Biofísica da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, eram consideradas saudáveis e tinham de 19 a 43 anos. Delas, 55% apresentaram uma inclinação à direita da bacia; 63,5% inclinação à direita da cabeça; e 67,8% inclinação do ombro à direita. "E essa inclinação à direita não tem relação com o fato de serem destros ou canhotos", explica a fisioterapeuta.

Software

Juntamente com uma equipe de físicos, Elizabeth trabalhou no desenvolvimento do Software para Avaliação Postural (Sapo), um programa livre e gratuito para auxiliar na análise da postura e equilíbrio do corpo. O software, que pode servir tanto ao meio clínico quanto ao acadêmico, pode ser acessado pelo site www.sapo.incubadora.fapesp.br. No endereço, links para artigos científicos da área, fóruns de discussão e um tutorial científico para auxiliar na utilização. "Trata-se de uma ferramenta que eu uso no consultório para tratar dos meus pacientes, e no laboratório para pesquisas relacionadas à postura" , conta Elizabeth.

No Sapo há fotos e desenhos para facilitar a localização dos ossos que são usados como pontos de referências para a análise da postura. Para marcá-los o software sugere que sejam usadas bolinhas de isopor que são um recurso simples, de baixo custo, e de fácil aquisição. Embora qualquer pessoa possa baixar e utilizar o programa, a pesquisadora lembra que é necessário saber localizar corretamente os pontos de referência. Caso contrário, o diagnóstico pode ser prejudicado. Por isso o software tem como principal alvo profissionais da área de saúde como fisioterapeutas, médicos, educadores físicos e outros.

Outro objetivo do projeto é gerar um banco de dados nacional sobre a postura da população brasileira. Essa base de dados será alimentada por meio do próprio software, por algumas pessoas cadastradas previamente. Pretende-se também criar uma padronização dos ângulos e medidas utilizados para as análises posturais, que hoje podem variar de acordo com o profissional. Apesar disso, o software permite que outros ângulos e medidas sejam analisados.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.