13/09/2025  11h08
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
E-mails à redação
29/05/2006 - 09h12
Objetivos de desenvolvimento do milênio
Rui Alves Grilo
 

Quando vemos a declaração de governantes, assinando compromissos, cumprimentando-se, muitas vezes nos perguntamos: o que eu tenho a ver com isso ? O que vai mudar na minha vida?

É necessário que a gente conheça esses acordos para que possamos cobrar os nossos governantes e para que nós mesmos mudemos nossas atitudes para que o mundo mude para melhor, garantindo uma melhor qualidade de vida para todos.

Durante a realização da Cúpula do Milênio, realizada em Nova York, em setembro de 2000, líderes de 189 países firmaram um pacto cujo foco principal era o compromisso de combater a pobreza e a fome no mundo. Como fruto das diversas conferências realizadas na década de 1990, chegou-se a um acordo que todos os participantes estariam dispostos a cumprir. Definiram-se, então, oito objetivos:

1. Erradicar a extrema pobreza e a fome
2. Atingir o ensino básico universal
3. Promover a igualdade de gênero e a autonomia das mulheres
4. Reduzir a mortalidade infantil
5. Melhorar a saúde materna
6. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças
7. Garantir a sustentabilidade ambiental
8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento

Será que nenhum desses objetivos tem a ver com a realidade que vivemos?

Também foram estabelecidas 18 metas, que quantificam as mudanças esperadas e os prazos. Para o objetivo 1 a meta é: "Reduzir pela metade, entre 1990 e 2015, a proporção da população com renda inferior a um dólar por dia."

Os indicadores servem para dar a dimensão do problema e medir se o objetivo e as metas foram alcançadas. O objetivo 1 tem três indicadores e o primeiro é "Proporção da população que ganha menos de um dólar por dia." Através desse indicador poderemos perceber o tamanho do problema e, se depois de algum tempo ele se agravou ou foi reduzido.

Como a Agenda 21 tem como objetivo a melhoria das condições de vida através da participação de todos, população e governantes, e da definição de prioridades, há a necessidade de difusão e incorporação dos 8 objetivos do milênio porque eles dão metas claras, prazos e indicadores de acompanhamento e avaliação, ultrapassando a mera boa vontade para transformar-se num compromisso da sociedade e dos governantes.

Rui Alves Grilo
Coordenador do Grupo de Trabalho Rede 21
Agenda 21 do Litoral Norte


Nota do Editor: Rui Alves Grilo é professor em Ubatuba (SP).
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "E-MAILS À REDAÇÃO"Índice das publicações sobre "E-MAILS À REDAÇÃO"
13/04/2019 - 07h39 9ª Mostra Maré Cheia de Cinema
10/02/2019 - 07h25 Resposta ao ministro
12/04/2018 - 05h46 Desabafo de uma munícipe de Ubatuba
12/01/2018 - 06h50 Desabafo de um ambulante de Ubatuba
01/11/2017 - 07h31 Descaso estatal com Ubatuba
28/10/2017 - 08h45 A falta de `lei do silêncio´ em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.