13/09/2025  11h13
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
30/05/2006 - 13h03
Vitiligo: medicina tem novos meios de controle
 
 

O vitiligo é uma doença crônica que afeta aproximadamente 3% da população mundial. Apesar de ter causa desconhecida, sabe-se que fatores genéticos e emocionais têm forte influência para seu aparecimento ou agravamento. O distúrbio se caracteriza pelo aparecimento de manchas esbranquiçadas na pele, bem delimitadas e não contagiosas, devido à destruição dos melanócitos - as células responsáveis por produzir a coloração da pele. O cabelo e as mucosas labial e genital também podem ser afetados.

Para os portadores da doença, há pelo menos uma boa notícia. Além das terapias habituais (corticóides, fototerapia com uso de radiação ultravioleta UVB, laser e método PUVA), existem agora os imunomoduladores tópicos (tracolimus e pimecrolimus), medicamentos capazes de atingir o sistema imunológico. Ao contrário dos corticóides (que têm ação antiinflamatória e efeito imunossupressor), este método não apresenta efeitos colaterais.

O dermatologista Mário Grinblat, do Hospital Albert Einstein, de São Paulo, diz que a doença não tem cura ou prevenção, mas pode ter sua manifestação atenuada. "As pesquisas para o tratamento do vitiligo evoluíram bastante nos últimos anos. O surgimento de novas pomadas e a aplicação dos medicamentos imunomoduladores pode permitir ao organismo uma defesa mais adequada contra o problema", afirma.

De todos os portadores da doença, cerca de 35% têm histórico de outro caso na família. As lesões brancas podem surgir acompanhadas por uma mancha avermelhada ao redor em locais isolados ou se espalhar por todo o corpo, mas sem acometer órgãos internos. As principais partes do corpo atingidas são os genitais, cotovelos, face (ao redor dos olhos), joelhos e membros. O local fica com aspecto branco e muito sensível aos raios solares, o que pode provocar queimaduras se não houver proteção solar adequada.

Ao notar os primeiros sinais de alteração na pele, deve-se procurar ajuda médica, já que o tratamento deve ser iniciado o quanto antes para evitar que as manchas fiquem resistentes. "O vitiligo é uma doença crônica com tendência a aumento progressivo das lesões. Ela pode permanecer estável por um tempo, depois progredir ou mesmo regredir espontaneamente, mas os cuidados nunca devem ser interrompidos", finaliza Grinblat.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.