20/03/2026  17h57
· Guia 2026     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
27/06/2004 - 12h12
Anti-sépticos devem ser usados com cautela
 
 
Escovar os dentes, usar fio dental e fazer bochechos são a forma correta de cuidar da saúde bucal, certo? - Nem sempre. As soluções podem amarelar os dentes e diminuir o paladar.

Manter a saúde bucal não é difícil, mas requer disciplina. Escovar os dentes pelo menos três vezes ao dia e usar fio dental diariamente mantém dentes e boca livres de bactérias que podem provocar inflamações nas gengivas e cáries.

Muita gente, entretanto, vem substituindo o uso do fio dental pelos bochechos com substâncias anti-sépticas, oferecidas em uma multiplicidade de marcas, cores e sabores nas prateleiras de drogarias e supermercados. "Há trabalhos que comprovam a ação de colutórios (substâncias para enxaguar a boca) à base de clorexidina. Eles têm efeitos benéficos na proteção da gengiva. Mas, de forma alguma devem ser encarados como substitutos do fio dental", diz Ivan Valle, ortodontista.

O especialista diz que o uso diário de anti-sépticos inibem as papilas gustativas, diminuindo parcialmente o paladar. "Os colutórios, quando utilizados com muita freqüência, podem matar desnecessariamente parte de uma flora bacteriana importante no equilíbrio do pH (potencial de hidrogênio) da saliva e tingir os tecidos da boca, amarelando também os dentes".

Valle diz que os líquidos anti-sépticos devem ser usados como coadjuvantes no controle da placa bacteriana, mas sob supervisão de um dentista. "E sempre devem ser precedidos por uma boa escovação e pelo uso de fio ou fita dental".


Fonte: Ivan Valle, ortodontista e diretor do Oralface Institute.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2026, UbaWeb. Direitos Reservados.