13/09/2025  06h47
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
16/07/2006 - 10h30
LER: pressão psicológica no trabalho e stress
Alexandre Victoni
 

Causada principalmente por esforço repetitivo, a LER é um conjunto de doenças que irrita e ataca os músculos, fáscias, nervos e tendões. Sua causa esta associada principalmente aos movimentos repetidos e contínuos com a sobrecarga do sistema músculo-esquelético - musculatura que recobre o esqueleto e esta totalmente presa ao osso, responsável pela movimentação corporal. Além de uma postura corporal inadequada, onde pode estar presente não apenas na coluna vertebral como também nos membros inferiores (pés, joelhos...) e superiores (ombros, punhos...). Esta deixam as articulações fora de eixos e desse modo o movimento gerado pelos músculos acontece fora dos padrões. A LER está sempre muito vinculada aos movimentos repetitivos ligados principalmente ao uso do computador, mas o que muitos não sabem é que a pressão psicológica e o stress também podem provocar a doença.

As principais vítimas desta doença são os profissionais que passam grande parte do seu dia na dependência de um movimento. Ela não é um vírus e não é contagiosa, muito menos ocasionada por uma bactéria, mas sim por um movimento repetitivo, como uma atividade esportiva mal realizada, bem como uma pressão do chefe por resultados eficazes.

Atualmente os trabalhadores são cada vez mais exigidos em suas empresas. Falta flexibilidade no tempo e no ritmo de trabalho, faltam canais de diálogo entre estes trabalhadores e a empresa, e há uma constante pressão por parte da alta administração para manter a produtividade. Fatores que contribuem para o surgimento da LER.

"Para prevenir a LER é muito importante harmonizar a atividade repetitiva. A correção da postura corporal durante a atividade é também muito importante, assim como adequar o mobiliário, máquinas e equipamentos na empresa. Outra dica é realizar micropausas num espaço de cada 25 minutos de trabalho, 1 minuto de pausa executando alongamentos de relaxamento. Além de ser necessário realizar sempre a higiene de vida do aparelho músculo-esquelético. Ressalta um dos especialistas, o Fisioterapeuta Alexandre Victoni".

Em 100% dos casos a cura da lesão ocorre quando diagnosticada nos primeiros estágios da dor. É preciso estar atento a pequenos sintomas, incentivar e orientar todos os funcionários a procurar auxílio logo nas primeiras alterações. Em casos mais graves é necessária a realização de cirurgias.


Nota do Editor: O Dr. Alexandre Victoni é fisioterapeuta e comanda a Clínica Victoni, em dois endereços no bairro do Morumbi, em São Paulo, desenvolveu um método diferenciado que alia o Pilates ao RPG/RPM.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.