12/09/2025  15h44
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
01/08/2006 - 17h03
Na galeria
Amanda Lourenço
 

- Com licença, o senhor é o autor dos quadros? Estava procurando você. Será que poderia explicar algum deles? Estou tentando decifrá-los há duas horas, mas não entendo nada. Não sou idiota, sabe, mas sinceramente não consigo compreender. Na verdade, nunca gostei de arte abstrata e sentia que isso era uma limitação que deveria ser vencida, por isso vim até aqui. Mas percebi que sozinho não consigo, será que poderia me ajudar?

- Uma vez vendi uma tela em branco para um homem egocêntrico que se achava muito culto. Disse que era um "monocromo", a última palavra em arte contemporânea. Você não é um idiota, ele é. Se você fosse até a casa dele e desse de cara com uma tela em branco saberia que aquele cara é um idiota. Agora, muitos visitarão sua parede e também cairão no conto do imperador que eu armei e que será repetido com todas as vírgulas pelo dono do "monocromo", sem saber de sua ignorância. Quem concordar com aquela arte será apenas por medo de passar por desentendido. Que fiquem nus, os idiotas! Você, rapazinho, teve coragem de vir aqui e dizer na minha cara, eu que sou o pintor desses quadros, que não entende minha obra. Eu te respeito por isso. E vou tentar abrir seus olhos e fechar seus outros sentidos para que entenda o que se passa. Agora me diz, você gosta da tecnologia?

- Se eu gosto da tecnologia? Go-gosto, ué. Tudo que é feito para facilitar as nossas vidas é algo a ser aproveitado. Não sei o que seria de mim sem meu celular, meu computador...

- Aposto que cresceu vendo televisão. E agora passa horas navegando na Internet e mandando mensagens pelo telefone, não é verdade? Esse é o problema, não consegue ver? Você, com sua determinação de entender arte, lança todos os seus sentidos no quadro e o quadro os rejeita sem maiores considerações. A pintura diz não à sua atenção! Não adianta olhar pra ela esperando que algo aconteça! Você consegue entender que um quadro não é uma televisão???? Essa geração já tem tudo tão mastigado que quando aparece algo a ser completado com criatividade simplesmente se recusam a pensar! Diga não à infantilização do discurso! Não deixe que manipulem sua cabeça! Ei, onde você vai? Volte aqui que ainda não acabei de falar! Não, seu idiota, isso não é arte, é a caixa de controle da eletricidade!


Nota do Editor: Amanda Lourenço é estudante de jornalismo. Estagia na TVE, em jornalismo internacional.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.