13/09/2025  03h14
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
09/08/2006 - 20h52
O Big Bang não tem a menor graça
Artur de Carvalho - Agência Carta Maior
 

A humanidade sempre tentou descobrir como é que o mundo surgiu. Foram milhares de anos e milhões de homens e mulheres e crianças observando o céu e tentando imaginar como é que foi possível surgir tudo isso que está aí, a lua, o sol, as nuvens, as girafas e os hipopótamos. A idéia de que tudo tenha surgido do acaso não fazia sentido algum, tinha que haver uma explicação mais decente.

Então foram surgindo teorias. A mais conhecida de nós, ocidentais, é aquela de que Deus passou uma semana fazendo as coisas. Deus fez a luz, o céu, a terra, a lua, o sol, os mares, os bichos, as plantas. Aí fez o homem e descansou. É uma teoria esquisita, se você for pensar bem, com esse negócio de Deus precisar descansar, mas não deixa de ser uma teoria bonita.

Tão bonita, pelo menos, quanto a teoria dos japoneses, que acreditam que o mundo nasceu quando o deus chamado Izanagi, ou o Pai do Céu, e a deusa chamada Izanami, ou a Mãe da Terra, pegaram uma lança e começaram a mexer no mar. Das gotas de sal que caíam e se solidificavam formaram-se ilhas que acabaram dando nisso tudo que está aí. A parte mais bonita dessa história é que o mundo teria sido criado por um casal de deuses, e não por um deus solitário como o nosso, mas é uma história que, apesar de bastante poética, é meio sem pé nem cabeça já que a lenda explica a criação das ilhas, mas não explica de onde surgiu o mar que os deuses encanaram de ficar remexendo.

E é assim em qualquer cafundó do Judas que a gente vá: sempre tem alguém tentando explicar o surgimento do mundo. Os índios bijagós, moradores de um arquipélago na costa da Guiné Bissau, também tem a sua explicação. Eles acreditam num Deus Criador que existiu sempre, e que resolveu criar a primeira ilha - a ilha de Orango - que se tornou o mundo. Mais tarde chegaram um homem e sua mulher que tiveram filhas que, por sua vez, povoaram a Terra. Quer dizer, é tudo muito bonito, muito poético, mas é tudo mais ou menos igual. A coisa sempre parte de algum deus ou deusa que já existia e que, num momento assim, de inspiração, resolve criar o mundo e todas as coisas. Isso, é claro, até aparecerem os cientistas dizendo que o mundo surgiu mesmo foi de uma baita de uma explosão batizada de Big Bang.

Sei lá. Para ser sincero, eu acho que prefiro aquela dos deuses japoneses.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.