13/09/2025  04h14
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
29/08/2006 - 05h26
Paranóias paralelas
Fernando Lopes
 

A paranóia dominou as mentes do século XX e vem com tudo no XXI. As teorias conspiratórias e os boatos se espalham como uma verdadeira peste.

Em qualquer rodinha de bar tem um cidadão “informado” que conhece um vizinho de um primo de um amigo de um japonês que mora na granja que é tio de um cara que tem um cunhado no Paraná que sabe de fonte limpa que a AIDS foi criada em laboratório pelos diabólicos americanos. Haja paciência...

E também criatividade... Os próprios norte-americanos mandaram atingir as torres em Nova Iorque pra conseguir uma desculpa e invadir o Golfo, Saddam Hussein só caiu pelo petróleo, Marilyn Monroe e John Kennedy foram mortos pela CIA, Adolf Hitler vivia feliz na Argentina ou as guerras acontecem apenas porque as armas estocadas têm validade e precisam ser usadas.

Coisas de uma turma que vê tudo onde nada há. E muito disso é culpa da Internet. O que passa de bobagem pela rede é inacreditável. É a confirmação do dito popular: o trouxa rareia, mas não acaba. Ou, no caso, o crédulo paranóico.

E a coisa não tem fim. Já notaram como gente famosa nunca sofre acidente, pura e simplesmente? Sim, pois desde as mortes de JK e Lady Diana, sempre há algo ou alguém por trás. No bom sentido, claro. Zuzu Angel foi assassinada, Ulysses Guimarães virou surfista no Hawaii, Elvis Presley voltou para o seu planeta de origem...

E as conspirações econômicas então? O Brasil não possui ferrovias decentes porque as multinacionais automotivas não deixam, a Gurgel foi sabotada pela Ford, os Estados Unidos adulteram mapas do Brasil e querem invadir a Amazônia. Por falar em norte-americanos, eles geralmente são as vítimas preferidas dessas sandices.

Manias conspiratórias têm disso: servem para justificar a nossa própria burrice e atacar o sucesso alheio, que dói como unha encravada. Pura inveja. Ou "Complexo de Vira-latas", como dizia Nelson Rodrigues.

Outra característica do paranóico é resistir a argumentos coerentes. Durante vários anos, distribuiu-se a ridícula versão de que os norte-americanos, disfarçados de alemães, teriam torpedeado nossos navios para empurrar o Brasil para a 2ª Guerra Mundial. Só omitem (ou não sabem mesmo) que o governo alemão e seu almirantado nunca negaram os ataques e até forneceram os nomes dos capitães dos submarinos. Os “nóicos” odeiam ler uma boa enciclopédia...

Para eles, existem mesmo bandidos maquiavélicos, de olhos satânicos, orelhas pontudas e riso cruel, que esfregam as mãos e querem dominar o mundo, ao melhor estilo da Kaos do Agente 86 ou do ratinho Cérebro, amigo do Pinky. Fidel Castro, Evo Morales e Hugo Chavez também acreditam. Mas como diria Sigmund Freud, essas três antas ainda não saíram da fase oral. Em nenhum sentido, analisando os charutos e a falação.

Lembremos o comediante Groucho Marx (1890-1977): “Quando alguém parece idiota e fala como idiota, não se deixe enganar. É de fato um idiota”.


Nota do Editor: Fernando Lopes é advogado criminal e cronista. Faça parte do Movimento pela Despocotização do Brasil, leia a seção “Iscas Intelectuais” em www.lucianopires.com.br.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.