20/03/2026  16h33
· Guia 2026     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
02/07/2004 - 14h15
Quando o excesso de comida mata
Andréa Guimarães
 
Mais de 800 check-ups médicos realizados em homens e mulheres mostram que 60% da população brasileira têm o peso corporal acima da normalidade. São indivíduos que, ao persistirem em seu estilo de vida desregrado, serão, sem dúvida, obesos no futuro.

A partir da frase do economista americano John Kenneth Gailbraith que nos Estados Unidos morrem mais pessoas por excesso do que por falta de comida, a sociedade americana passou a encarar a obesidade como um problema de saúde pública e não mais como uma questão de estética. Nos Estados Unidos, um em cada quatro indivíduos é considerado obeso. Campanhas voltadas para a obesidade são cada vez mais constantes e essa doença crônica passou a ser uma preocupação dos Governos em todos os países industrializados.

A diretora-médica do BH Check-up, Tatiana Veloso, informa que após realizar mais de 800 check-ups médicos em homens e mulheres, nos estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro, um dado chamou a atenção: 60% dessa população têm o peso corporal acima da normalidade. "Hoje, essa doença mata de forma precoce no Brasil aproximadamente 75.000 pessoas por ano. São indivíduos pesados que, ao persistirem em seu estilos de vida, serão sem dúvida obesos", alerta.

Conseqüências

A obesidade favorece o surgimento de várias doenças como a diabetes mellitus tipo II, hipertensão arterial, alterações das gorduras sanguíneas, infarto do miocárdio, doenças articulares, vasculares e dermatológicas, entre outras. A auto-estima, a imunidade e o desejo sexual do obeso também são reduzidos. Além disso, transpiram muito, dormem mal e respiram com dificuldade. Estudos da Sociedade Americana de Oncologia mostram que a incidência de câncer intestinal e de próstata é 30% maior em homens obesos e o câncer de endométrio, colo de útero e mama é 55% maior em mulheres obesas.

Prevenção

Várias são as formas da obesidade, assim como, as circunstâncias em que ocorre. Por isso o tratamento também é muito difícil, exigindo uma força de vontade muito grande do paciente para mudar o seu estilo de vida. Segundo Tatiana as dietas são as mais diversas, das mais simples às mais exóticas. Porém, destaca a médica, milagres não existem.

"Somos indivíduos com metabolismos exclusivos, com momentos de vida únicos, com carências emocionais, ansiedades e hereditariedade próprias, portanto, não existe receita de bolo para se tratar a obesidade", enfatiza.

O ideal, sugere a médica, é a pessoa conhecer o seu corpo, o seu metabolismo e procurar um especialista que oriente alguma dieta específica para as suas necessidades. Além é claro, de fazer atividade física regularmente e educar os filhos desde a infância para consumirem alimentos saudáveis, evitando-se o "fast-food", açucarados e o sedentarismo. Esses são passos fundamentais para evitar no futuro, o perfil do homem obeso.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2026, UbaWeb. Direitos Reservados.