12/09/2025  09h59
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
07/10/2006 - 15h11
Mitos e verdades sobre o sal
Valéria Sales
 

Você sabia que o sal que consumimos é uma mistura de NaCl e compostos de iodo, que são introduzidos com o intuito de prevenir os clamados distúrbios por deficiência de iodo, abortos prematuros, retardos mentais? E o que há de verdade sobre a hipertensão? Qual o melhor, sal moído ou refinado?

O sal de cozinha ou sal comum é formado principalmente por cloreto de sódio e era, até pouco tempo atrás, um importante conservante alimentar. Em séculos passados sua importância para este fim era ainda maior, a tal ponto que foi até mesmo usado como forma de pagamento no período romano, sendo esta a origem da palavra "salário".

A engenheira de alimentos da Fröhlich, de Ivoti, Natália Gomes, conta que a maior fonte de sódio que consumimos está na forma de cloreto de sódio (sal) que é um mineral necessário para manter o balanço de água do corpo e ajuda os músculos e nervos a funcionarem apropriadamente. Este sódio também possui papel na regulação da pressão arterial. Embora seu papel seja importante, a quantidade real que precisamos diariamente é muito pequena (cerca de 500 miligramas por dia, ou aproximadamente 1/4 de colher de chá de sal de cozinha). Também sabemos que o desejo para o sal nos alimentos é adquirido durante a vida, e da mesma forma que aprendemos o gosto, podemos desaprendê-lo.

O sódio, segundo a engenheira, é encontrado em muitas outras formas e ocorre naturalmente nos alimentos. Ele e o sal são encontrados naturalmente no leite, carnes e certos vegetais. Também é adicionado a alimentos como pães, cereais e alimentos industrializados, como enlatados e congelados. Outros compostos contendo sódio, como conservantes ou flavorizantes, adicionados aos alimentos durante o processamento, preparo ou à mesa podem também contribuir para o conteúdo alto de sódio na dieta.

Existe muita confusão quanto ao uso do sal moído e do sal refinado, sendo que o primeiro contém elementos importantes como enxofre, bromo, magnésio, cálcio e outros menos importantes, e o segundo perde estes elementos no processo de refino. "Deve-se ressaltar que o sal que consumimos é uma mistura de NaCl e compostos de iodo, que são introduzidos com o intuito de prevenir os clamados distúrbios por deficiência de iodo, abortos prematuros retardos mentais etc.", alerta Natália Gomes.

Hipertensão: quando se fala em hipertensão, geralmente nos referimos ao sal de cozinha, isto porque o que está relacionado com a hipertensão é na realidade os íons de sódio. No entanto hoje, já se sabe que outros íons e conseqüentemente outros sais também podem interferir nos níveis de pressão. Há fortes indícios de que além da quantidade de sódio, a relação com a quantidade de potássio também é muito importante. Assim, a ingestão de maiores quantidades de potássio facilitam um declínio da pressão arterial.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.