Hábitos alimentares formados ao longo da infância refletem a saúde do adulto e previnem doenças crônicas tais como o Diabetes Mellitus tipo 2
Assim como os adolescentes, as crianças têm apresentado características alimentares que resultam em obesidade e desnutrição. Seus hábitos de consumir em excesso sanduíches ricos em gorduras e pobres em fibras e proteínas magras transformaram o pão, que tem nutrientes fundamentais para a saúde e crescimento, em vilão. No entanto, se corretamente associado com outros alimentos, ele pode ser um excelente aliado a uma dieta equilibrada. Um pão de 50 g fornece em média 135 calorias, sendo a maioria sob a forma de carboidratos complexos, que demoram mais a chegar à corrente sangüínea que os simples e abastecem energia para tecidos, como o cérebro, e músculos. Os carboidratos são uma importante fonte de nutrientes para o corpo, porque são preferencialmente os primeiros a serem utilizados pelo organismo. Pães feitos à base de aveia, farelo de trigo ou grãos integrais também contém fibras, que contribuem a um bom funcionamento intestinal. Além disso, após a fortificação obrigatória da farinha de trigo com ferro e ácido fólico, o pão se tornou fonte desses nutrientes. A carência de ferro no organismo pode gerar pior desenvolvimento psicomotor, mental e da função cognitiva. Já o ácido fólico auxilia no controle do nível de homocisteína no sangue, cujo aumento da concentração é quase tão fortemente associado ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares quanto o dos triglicerídeos. Os hábitos alimentares são formados principalmente na infância e é essencial que a criança consuma todos os grupos de alimentos, pois durante esta fase se estabelecem costumes que, caso não sejam adequados às necessidades de desenvolvimento dos sistemas muscular e ósseo, podem interferir na saúde do adulto. Por isso, a nutrição adequada se relaciona à prevenção de determinadas doenças crônicas tais como obesidade, doenças cardiovasculares, doenças renais e diabetes mellitus tipo 2, que é diretamente causado pelo sedentarismo e maus hábitos alimentares. Segundo relatório publicado pela ADA (American Dietetic Association), a escola representa um local importante para a promoção da saúde. A educação nutricional, não só das crianças, mas de seus pais, visa à ascensão dos hábitos alimentares com escolhas saudáveis e uma maior qualidade de vida. Agregar alimentos saudáveis ao pão permite à criança adquirir as proteínas, vitaminas e nutrientes necessários, sem deixar de consumir um alimento que é uma preferência nacional para muitas delas. Abaixo, disponibilizamos uma sugestão de sanduíche para que os pais e as cantinas das escolas ofereçam às crianças:
Sanduíche colorido
1 pão francês 1/2 cenoura ralada 2 fatias de presunto sem capa de gordura 2 folhas de alface 1 colher de sopa de maionese light 1 fatia média de queijo minas Abra o pão francês, coloque a fatia de queijo e as de presunto. Coloque por cima as folhas de alface, a cenoura e a maionese light. Sirva frio.
|