12/09/2025  10h01
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
11/10/2006 - 10h03
Carta aberta ao povo equatoriano
Alejandro Peña Esclusa - MSM
 

Caracas, 6 de outubro de 2006

No ano de 1998, cansados da corrupção e dos maus governos, os venezuelanos decidiram castigar os partidos tradicionais votando em Hugo Chávez. Porém, em lugar de resolver os problemas nacionais, Chávez utilizou a Presidência para acabar com as liberdades, seqüestrar os poderes públicos, perseguir ferozmente seus opositores e, o que é mais triste, promover em toda a América um modelo castro-comunista, contrário à identidade do povo venezuelano.

Escrevo-lhes, cheio de uma grande preocupação porque vocês poderiam cometer o mesmo erro com o candidato Rafael Correa. Asseguro-lhes que Correa não representa o interesse dos equatorianos, senão o de uma organização criada por Fidel Castro, denominada Foro de São Paulo, e à qual pertencem Hugo Chávez, Evo Morales e as FARC colombianas.

Se Correa ganhar as eleições, o Equador deixará de ser um país livre e soberano. Agentes cubanos e venezuelanos tomarão o controle das instituições, como já está ocorrendo na Bolívia. Correa acabará com a democracia e imporá uma ditadura totalitária, utilizando como ferramenta a convocatória a uma Assembléia Constituinte.

O mecanismo funciona da seguinte maneira: primeiro, a Constituinte se declara “originária” e “plenipotenciária”. Depois, dissolve os poderes legitimamente constituídos, como o Congresso e a Corte Suprema de Justiça. Em seguida, a Constituinte os troca por novos funcionários, submissos ao Poder Executivo. E, finalmente, toma o controle do organismo eleitoral, para cometer fraude e reeleger o Presidente indefinidamente.

Este perverso livrinho (a Constituição) – escrito em Cuba e financiado com abundantes petrodólares venezuelanos – foi aplicado na Venezuela em 1999 e está atualmente desenvolvendo-se na Bolívia. Afortunadamente, vocês ainda estão em tempo de impedi-lo.

Faço-lhes estes assinalamentos, apesar de ser estrangeiro, porque considero um dever de consciência evitar-lhes a triste experiência que temos vivido na Venezuela. Não cometam o mesmo erro! Não votem baseando-se no castigo! Porque depois lamentarão profundamente seu equívoco, como nos ocorre a nós.

Despeço-me, desejando-lhes o melhor dos êxitos em seu futuro próximo e enviando-lhes meus mais sinceros sentimentos de apreço e solidariedade.


Nota do Editor: Alejandro Peña Esclusa é Presidente da associação civil Fuerza Solidaria (www.fuerzasolidaria.org). Tradução: Graça Salgueiro.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.