12/09/2025  09h47
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
17/10/2006 - 18h06
O exemplo de Delfim
José Nivaldo Cordeiro - MSM
 

O ex-deputado Delfim Netto deu fim a sua carreira política porque traiu seu eleitorado, basicamente constituído pelos liberal-conservadores de São Paulo, ao se aproximar do governo Lula e apoiá-lo de público, revelando-se um esquerdista tardio e dissimulado. Tornou-se um comunista na velhice, fato de dar pena. O eleitorado foi impiedoso, mandando-o para uma aposentadoria da qual dificilmente retornará. O eleitorado de direita está órfão de líderes, sobretudo em São Paulo. A maciça votação em Paulo Maluf mostra que esse grosso contingente não teve em quem votar, exceto nos antigos líderes já desgastados pelo tempo e pelos escândalos.

Recordo esse fato para comentar aqui a estúpida, espúria e intempestiva proposta de revisão da taxação do IPTU na cidade de São Paulo, agora governada pelo PFL. Recebi na minha casa uma intimação para recadastrar meu imóvel, que será solenemente ignorada. É um abuso de poder. A tal proposta em nada difere das muitas feitas por Marta Suplicy, ora coordenadora da campanha de Lula à Presidência da República. O fato é que os paulistanos estão fartos de elevações de impostos e a desculpa de sempre, de que se faria uma suposta "justiça tributária", é um vexame para uma organização partidária que claramente tem a simpatia do eleitorado conservador. "Justiça tributária" é a mãe de quem fala esse papo comunista. Por isso que se diz no Brasil que tanto faz direita e esquerda, que o discurso muda e a ação é sempre a mesma, sempre em prejuízo do contribuinte. Entra ano e sai ano e a carga tributária mantém a sua curva de crescimento.

O prefeito Gilberto Kassab deveria retirar imediatamente essa proposta e substituí-la por uma coerente com seu eleitorado e com o programa de seu partido, isto é, reduzindo a arrecadação do IPTU, ainda que seja uma redução simbólica. A proposta apresentada é um desrespeito para com os paulistanos, que têm sido roubados de todas as formas para bancar a boa vida dos políticos, não só os de São Paulo, mas do Brasil. Afinal, metade do PIB é produzida em nosso Estado e banca a conta do governo Federal, a boa vida dos políticos pelo Brasil afora.

Faça isso, prefeito, e será o primeiro a mudar a história da carga tributária do município de São Paulo. Virará um herói popular.

É hora da trabalhadora gente paulistana se levantar contra mais esse roubo travestido de reforma tributária. Chega de abuso! Chega de impostos injustos e exagerados! Prefeito Kassab, lembre-se de Delfim Netto. Você nunca terá os votos que são do PSDB e do PT, a ala dita "progressista" está devidamente ocupada. Não descuide do seu eleitorado, eu inclusive. Estamos de olho em você. Se mantiver esse monstrengo ladrão mandado à Câmara o castigo virá nas próximas eleições. A única razão para se votar no PFL é o seu compromisso com a redução dos impostos. Essa proposta em trâmite é a negação desse compromisso solene. Chega de roubo!


Nota do Editor: José Nivaldo Cordeiro é economista e mestre em Administração de Empresas na FGV-SP.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.