12/09/2025  09h51
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
22/10/2006 - 19h01
Adeus às armas? Só estou começando...
Reinaldo Azevedo
 

Eu mal posso esperar o momento em que o Lula, eventualmente reeleito, vai nos chamar a todos para a união nacional em nome dos supremos interesses da nação. Já há gente falando nisso. Também na imprensa. É claro que os governadores eleitos pela oposição — na verdade, contam apenas dois: Serra e Aécio (ou um, já digo por quê) — vão ter de baixar a bola, deixando para a Justiça e para a chamada sociedade civil a necessária pressão para que os petistas sejam punidos por seus crimes. É mentira essa história de que o país é uma federação. Há um limite para a oposição do chefe do Executivo estadual. Ou quebra a cara. Entre o PT e o PCC, a prioridade de Serra, por exemplo, terá de ser combater o segundo partido, claro. Sem deixar de ser uma liderança nacional.

Por que eu digo que, de fato, conta só um governador? Porque Serra será a novidade no novo cenário. Nós já sabemos como atua Aécio. Em 2004, por exemplo, mesmo sendo um governador extremamente popular, abriu mão de enfrentar para valer o PT em Belo Horizonte. Até as eleições de 2008, haverá um relativo armistício com os governos estaduais de oposição. O que fará Minas? Vamos ver. São Paulo tem uma candidata certa à Prefeitura: Marta Suplicy, do PT. Já está em campanha. Por aqui, com efeito, a disputa já começou. O PT e Lula virão com tudo.

Mas o que fazer até o clima eleitoral incendiar de novo as paixões? Eu me confesso disposto a estender a mão a Lula. Para lhe indicar o caminho de volta a São Bernardo. Ou, então, ele que meta na cadeia a canalha que tentou dar um golpe nas eleições. Quando digo “ele”, sei bem que a tarefa é da Justiça. Ocorre que o Apedeuta é o líder inconteste dos “aloprados”. Tem como saber o que aconteceu. A menos que esteja impedido de dizer a verdade. É no que acredito. Sendo assim, tem de ser impedido também de governar.

Digamos que seja reeleito com os números que lhe dão hoje as pesquisas: os 40% que não coonestam a bandalheira terão de voltar os olhos para a Justiça Eleitoral. Se Lula nos obrigar a fazer a escolha entre o resultado das urnas e as leis, só há uma escolha ética: as leis. Porque Lula é só o que passa. Elas ficam. Qualquer político, diga-se, que consegue pôr em rota de colisão as eleições e uma constituição democrática é candidato a ditador, não a governante.

Nos palanques, Lula costuma dizer que ele e os petistas estão mais experientes, que não cometerão certos erros no segundo mandato. Bobagem! O maior problema do petismo não foi a inexperiência administrativa — ainda que tenham produzido desastres na Agricultura, na Saúde e na Reforma Agrária, para citar três áreas. A deficiência fundamental do PT não se corrige com o tempo, só se agrava: é, no que diz respeito ao coletivo, ética e, no que diz respeito aos indivíduos, moral. As facilidades do poder só lhes açulam as vontades, que nascem da ausência de princípios.

O PT está condenado a repetir os mesmos erros — “não aprenderam nada; não esqueceram nada”, lembram-se? Porque continuará a ser o partido que aparelha o Estado, as estatais e os fundos de pensão; continuará a ser o partido que não divisa o bem do mal e o legal do criminoso desde que precise cumprir uma tarefa; continuará a ser o partido da nova classe social dos capitães do sindicalismo, que revestem com a ideologia da reivindicação os privilégios que vão conquistando como nomenklatura cabocla. Leiam a Veja e perguntem ao Lulinha.

Eu estender a mão para isso??? Mas não há perigo! Se me virem agarrado com algum petista, separem, que é briga. Se ele cochilar, arranco-lhe um dos dedos com uma dentada rá, rá, rá. Já disse: o problema dos líderes desse partido não é falta de dedos, mas excesso.

PS: Domingo pede cachimbo... Tenho algumas obrigações familiares. Estou por aí. E, de vez em quando, aqui.

PS 2 - Ah, sim: a petralhada agora deu para mandar comentário na linha: “Ainda bem que Lula vai ganhar. Ou o Diogo e você falariam do quê?”. Besteira. A gente já tinha começado a revisar a Enciclopédia, do Diderot. Iria ficar bem mais divertida. Mas interrompemos o projeto. Isso é uma espécie de lobby para ver se a gente deixa Lula de lado. Depois vou telefonar pro Diogo só pra me certificar. Eu, com absoluta certeza, continuarei a encher o saco do Babalorixá de Banânia. E acho que ele também. Ademais, vejam só: entre junho de 2005, quando estourou a crise do mensalão, e setembro deste ano, com a do dossiê, passaram-se meros 15 meses. E com alguns outros escândalos no meio... O PT é a alegria da crônica lacerdista, reacionária, conservadora, direitista, golpista, elitista, preconceituosa, autoritária, prepotente e rancorosa: isso que fazemos. Petistas, quanto tempo vocês acham que vai demorar para que vocês nos dêem motivos novos? Não esqueceram nada. Não aprenderam nada.


Nota do Editor: Do Blog do Reinaldo Azevedo.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.