12/09/2025  06h38
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
21/11/2006 - 07h32
Sobre o apoio de Lula a Hugo Chávez
Alejandro Peña Esclusa - MSM
 

O respaldo aberto e descarado que Lula deu à re-eleição de Chávez deixou a muitos boquiabertos. Estavam convencidos de que o mandatário brasileiro, de comportamento "democrático" e "moderado", aproveitaria a ocasião de seu segundo mandato para distanciar-se do regime venezuelano.

De minha parte, há mais de quatro anos alerto publicamente que Lula é o padrinho de Chávez e o homem que o tem mantido no poder.

Lula é nada menos que o fundador - junto com Fidel Castro - do Foro de São Paulo, organização que agrupa todos os movimentos subversivos da América, incluindo às FARC e o ELN.

Também pertencem ao Foro de São Paulo: Hugo Chávez, Evo Morales, Daniel Ortega, Andrés Manuel López Obrador, Ollanta Humala, a Frente Farabundo Martí de Libertação Nacional e todos os partidos comunistas da América.

No XII Encontro do Foro de São Paulo, Lula fez um discurso onde admitiu que, graças a essa organização, Chávez pôde consolidar-se no poder durante a crise do Referendo Revocatório [*].

Durante a parada cívica de 2002, foi o então presidente eleito, Lula da Silva, quem pediu ao presidente Fernando Henrique Cardoso para enviar o Amazonian Explorer, carregado de combustível, para sabotar a greve. Foi Lula quem abriu o caminho a Chávez para o Mercosul. Foi Lula quem votou a favor de Chávez para o posto no Conselho de Segurança da ONU.

Lula se comporta como um "moderado", não porque o seja, mas porque as instituições brasileiras, muito mais sólidas que as nossas, o impedem de impulsionar internamente um modelo castro-comunista. Porém, no âmbito internacional, Lula tem favorecido sempre os movimentos da esquerda radical.

O mesmo pode-se dizer de Néstor Kirchner, Tabaré Vázquez e Michelle Bachelet. Eles conformam, junto com Lula, o braço "moderado" do Foro de São Paulo, porém nenhum deles perde a oportunidade de apoiar o braço mais radical, particularmente a Hugo Chávez.

Espero que esta nova demonstração sirva para que os analistas políticos venezuelanos e a comunidade internacional, abram os olhos a respeito de quem é verdadeiramente Lula da Silva.

Nota: [*] O discurso completo de Lula no XII Encontro do Foro de São Paulo pode-se ler clicando aqui.


Nota do Editor: Alejandro Peña Esclusa é presidente da organização civil Fuerza Solidaria - www.fuerzasolidaria.org. Tradução: Graça Salgueiro.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.