12/09/2025  04h11
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
12/12/2006 - 06h20
No País do Museu da Língua...
Jussara C. Guimarães
 
... poucos conhecem a própria Língua.

É uma pena, que num país onde se faz um museu tão interessante, não se consegue ensinar ao povo a sua própria Língua. Em nossa gramática existem, ao meu ver, no ensino, coisas complicadíssimas e desnecessárias, que só servem para os estudantes se desinteressarem ainda mais em aprender, mas acho que falar e escrever bem é fundamental, e isso só é possível por meio de leitura e redação, práticas que estão se tornando raras no ensino fundamental e médio. Porque será que isso acontece? Essa resposta acho que só os professores podem responder. Os estudantes têm que ficar decorando conjugação de verbos que talvez jamais utilizarão. Têm que decorar nomes como objeto direto, indireto, vocativo, predicativo, entre outras centenas de nomenclaturas, que fatalmente serão esquecidas no decorrer de suas vidas. Nossa Língua é maravilhosa, rica, variada, porém muito difícil, por causa disso o ensino dela merece uma mudança radical e prática, não entendo como até hoje se cultivam coisas complicadas e desnecessárias, e até hoje não se pensou em uma mudança, tudo continua como a 50 anos atrás, com modificações que pouco afetaram o aprendizado. Muitos professores de português ao ler este texto, devem estar achando um absurdo, que estou falando besteira, mas o resultado do ensino da Língua está aí, tem gente se formando em Jornalismo que não sabe escrever com perfeição, e acha isso super normal. Eu não acho.

Daqui a um tempo, haverá uma geração de brasileiros que saberão falar melhor o inglês (que tem uma gramática fácil e descomplicada) do que nossa querida Língua Portuguesa. Acho que o ensino da nossa Língua deveria se basear em leitura, interpretação de textos, redação, e no estudo da origem e significado de palavras, como prioridade absoluta.

O resto deveria ser esquecido, como já ocorre na prática.

Enquanto isso não acontece, pelo menos, teremos motivos para morrer de rir. Outro dia, entrei numa padaria e me deparei com um pacotinho de pães embalado e com uma etiqueta onde estava escrito assim: Contém Glúteo.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.