12/09/2025  01h04
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
20/01/2007 - 17h04
Alerta à prática de esportes por asmáticos
 
 
SPPT ressalta a importância de atletas e atletas eventuais buscarem sempre a orientação de especialista antes de iniciar a prática deste ou daquele esporte

Dados colhidos pela Sociedade Brasileira de Asmáticos no Campeonato Gustavo Borges de Natação de 2006 mostram que 39% das crianças participantes iniciaram a prática desse esporte porque os pais acreditavam ser a natação uma eficiente medida terapêutica para o controle da asma. Ela realmente pode ser importante para manter um bom condicionamento físico, porém, não para o tratamento da asma.

A asma é uma inflamação crônica das vias aéreas (brônquios e bronquíolos) e, como tal, deve ser tratada continuamente com antiinflamatórios de manutenção e uso diário, além de broncodilatadores para alívio dos sintomas, quando presentes. Essas medicações são usadas por via inalatória ("bombinhas") sendo muito seguras e eficientes na manutenção da capacidade pulmonar e prevenção das crises.

Voltando à questão da natação, é prudente destacar que existem fatores, como o cloro nas piscinas, que estimulam as crises asmáticas e de outras alergias como a rinite. E que todos esses pontos devem ser considerados por um médico especialista antes de receitar essa ou outra prática esportiva:

"No caso dessas piscinas, em particular, uma boa alternativa seria a substituição da substância por sal ou ozônio. Tal medida já é empregada em vários ginásios e academias de esportes", considera o dr. José Eduardo Cançado, diretor de finanças da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, SPPT.

Pacientes e seus familiares precisam levar em conta que, assim a exemplo de outras enfermidades pulmonares como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), a asma não tem cura, apenas tratamento preventivo e amenizador. Portanto, nunca é demais frisar, não se deve jamais receitar por conta própria um esporte sob pena até de piorar o quadro.

"Não se trata de proibir, a questão é estar preparado à prática esportiva. O paciente deve realizar acompanhamento constante com um especialista para que sua capacidade pulmonar esteja de acordo com a atividade a ser realizada. Caso contrário, a doença pode ser potencializada pelo exercício. Ou seja, deve-se tratar a asma para praticar esportes sem limitações e não praticar esportes para tratar a asma", explica o dr. José Eduardo Cançado.

É fato que um bom condicionamento físico possibilita melhor funcionamento dos pulmões. Bem medicado e tratado, o indivíduo com enfermidade pulmonar terá maior capacidade de realizar os exercícios físicos. Contudo, o especialista faz questão de deixar uma advertência aos atletas eventuais, profissionais do esporte e aos participantes dos Jogos Olímpicos de 2007 que, por ventura, sofrem com o problema:

"Um bom condicionamento físico garante melhor tolerância aos sintomas da asma e aos agentes causadores. Entretanto, existem procedimentos que devem ser seguidos sob quaisquer circunstâncias: usar medicação preventiva diariamente, usar broncodilatador antes de treinos e competições; fazer um bom aquecimento a fim de controlar os provocadores; ter sempre o medidor de pico de fluxo acessível; evitar contato com produtos de limpeza, poluentes, ácaros e fumaça de cigarro. Todos esses cuidados devem ser tomados sob consentimento médico".

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.