12/09/2025  00h50
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
26/01/2007 - 11h37
Amenize os efeitos do computador sobre os olhos
Carla Furtado e Patrícia Resende
 
Cansaço visual causado pelo uso excessivo do computador pode ser minimizado com simples medidas, que vão desde a correta iluminação do ambiente ao posicionamento da tela

Depois de dias olhando o horizonte, desfrutando das mais belas paisagens encontradas no litoral do país, chega a hora de voltar àquela visão quadrada: a tela do computador. Junto com a readaptação ao trabalho, volta a aparecer o desconforto visual causado pela rotina em frente ao monitor. Para minimizar o problema, algumas medidas simples podem e devem ser adotadas.

"O uso prolongado do computador causa leves alterações oculares em determinadas pessoas, as quais podem estar associadas a irritações, sensibilidade à luz e dificuldade em conseguir foco. Tomando alguns cuidados, o usuário diminui o desconforto", avalia o oftalmologista Henrique Magalhães, do Instituto de Olhos e Microcirurgia de Brasília (Inob).

O médico explica que esse cansaço se deve, em parte, aos chamados pixels - minúsculos pontos que compõem a tela -,que obrigam o usuário a tentar focar a visão repetidas vezes. Além disso, a permanência prolongada em frente à tela faz com que o usuário pisque menos, tornando os olhos secos e doloridos. As condições do trabalho, como iluminação, ar condicionado, distância do monitor e doenças oculares preexistentes podem ampliar o problema.

"Por isso, é aconselhável que o computador fique posicionado a 60 cm de distância da pessoa, com a borda de cima da tela na altura dos olhos. O ambiente deve estar bem iluminado, sem que haja reflexos na tela, a qual deve estar sempre bem limpa", explica Dr. Henrique, ressaltando a necessidade de descansos periódicos. Algumas pessoas que precisam utilizar o computador por grandes períodos de tempo podem apresentar sintomas de olho seco e necessitar usar colírios lubrificantes prescritos pelo oftamologista.

Quem já tem problemas oculares, como vista cansada, hipermetropia e miopia, e usa excessivamente o computador deve procurar o oftalmologista. Não existem óculos especiais para o uso do monitor, mas os atuais podem ser adaptados. "Fazendo os exames periodicamente, o médico pode diagnosticar se o desconforto se deve apenas ao uso do computador ou a outros problemas visuais", frisa Dr. Henrique Magalhães. Em algumas pessoas, o uso prolongado do computador pode causar enxaquecas, fadigas, dores lombares e espasmos musculares.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.