11/09/2025  19h17
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
E-mails à redação
08/03/2007 - 14h08
Poder - o que é isto?
Maria Cruz
 

Temos três poderes na nação: Legislativo, Executivo e Judiciário. Devem ser harmônicos e não intrínsecos. A liberdade não poderá dar as mãos à opressão, pois isto posto o povo sofrerá. Um cego não pode guiar outro cego ou ambos cairão, diz a Bíblia. Estes são princípios de liberdade que não podemos abrir mão.

Quando vemos um governante agir, não pela grandeza de seu povo, mas por si próprio, isto tem nome, e não é uma idéia de homem de bem. Quanto tentamos misturar as coisas, sempre sabemos que vai dar uma "salada". Ingredientes bons, salada boa, ao contrário... todos sentem o gosto e, muitas vezes, ele é ruim. No município esta salada também acontece, e muitas vezes seu gosto é amargo.

Aqui em Ubatuba alguns poderes estão misturados, e a servidão faz a ligadura desta massa.

Na Regional Sul, temos três ex-vereadores funcionários (nada contra as pessoas). Dois, cumprindo horário (sem dinheiro não há trabalho para todos), um que trabalha muito e correndo por fora, dois vereadores que seguram a Regional com mãos de ferro, cada um tentando mostrar seu poder. Portanto, cinco cabos eleitorais, supostamente com seu redil (termo horroroso).
 
Aqui, o trabalho da Regional se prende mais a serviços de campo, com máquinas caminhões e braçais. Internamente bastava um secretário/a e uma boa equipe de campo, com uns dez braçais, mas temos somente um. A Sanepav serve ou servia o restante necessário. Sanepav? Mas ela não é a empresa de lixo do município? Braçais para a prefeitura?

Teríamos funcionários certos nos lugares certos e haveria contenção de despesas se tivéssemos um governo interessado no crescimento do município.

A Regional, continua com as mesmas funções de quando foi criada, pioneira, por quatro associações de bairros, na intenção do crescimento da região, que distante do centro, não recebia o que precisava em tempo. Na época nenhum vereador tentou se impor, embora tivéssemos três. Algum tempo depois foi desvirtuada e manipulada pelo então prefeito para chegar no que está.

Hoje estas mesmas associações não são ouvidas em suas reivindicações. Elas são representadas por vereador ou grupo excludente criado para tal. Este é o respeito pelas associações que publicamente dizem ter, mas não cumprem. Existe uma pálida autonomia regional, o restante é comandada por vereadores, que impõe e põe funcionários, nos diversos poucos órgãos municipais que aqui temos; ex. Unidade de Saúde, escolas etc. Tentam formar currais e com mão de ferro comandar e se manter no poder. Cada qual tem sua tática, embora em alguns momentos, caiam na vala comum. Um pouco do resultado deste esforço aparece nas sessões de Câmara.

Há até quem pise em cima das associações, e delas faz uso em benefício próprio cacifando-se e invertendo os papeis de liberdade das mesmas. As resistentes são rechaçadas e são passadas para trás, mas publicamente é passado um papel de unidade, que não existe. E o arrastão continua de norte a sul.

ATENÇÂO: a função do vereador é fazer leis e fiscalizar o prefeito para que faça bom uso das leis existentes, para o crescimento do município e bem estar do povo. O vereador pode ajudar. Ambos não podem se misturar.

PESSOAS, alguém vai lhe oferecer uma associação e você será o presidente. Cuidado. Seja honesto; não é difícil.

ASSOCIAÇÕES: Uma ASSOCIAÇÃO e seu povo é maior que um vereador. Tem que ser independente. Não precisa de tutor, fala por si própria e não precisa de guia, é soberana. Precisa somente de parcerias sadias, de todos.

Desconfie. Ele vai lhe oferecer benesses, não podendo cumprir joga a culpa no prefeito. Já vimos este filme e não gostamos, na região sul de Ubatuba há dois anos. Nada do que foi acertado pelas associações concretizou-se. Somente o vereador fortificou-se e nada deu em troca. Só empreguismo e subserviência, nestes tempos bicudos, e continua.

Nasci neste lugar há 57 anos. Desde meus 20 anos de vida sou voluntária por meu município e bairro, mas jamais vi tempo igual a este. Nunca fui funcionária da prefeitura e tenho a honra de poder dizer que participei de todos os momentos importantes do crescimento de minha região, como liderança, junto a algumas outras, com igual responsabilidade e liberdade.

Maria Cruz
mccancellier@yahoo.com.br
Maranduba, Ubatuba, SP

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "E-MAILS À REDAÇÃO"Índice das publicações sobre "E-MAILS À REDAÇÃO"
13/04/2019 - 07h39 9ª Mostra Maré Cheia de Cinema
10/02/2019 - 07h25 Resposta ao ministro
12/04/2018 - 05h46 Desabafo de uma munícipe de Ubatuba
12/01/2018 - 06h50 Desabafo de um ambulante de Ubatuba
01/11/2017 - 07h31 Descaso estatal com Ubatuba
28/10/2017 - 08h45 A falta de `lei do silêncio´ em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.