11/09/2025  16h38
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
03/04/2007 - 18h14
Conselhos de um arquiteto aos políticos
Renato Nunes
 

O arquiteto Ruy Othake, meu amigo e contemporâneo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, é hoje um nome internacional e muito respeitado profissionalmente em razão de suas magníficas obras. Conhecedor profundo do seu ofício sabe que intervenções urbanas devem ser feitas e conduzidas por arquitetos e urbanistas, se quisermos que seus resultados melhorem as condições do local que está exigindo transformações e melhorias. A Favela de Heliópolis em São Paulo era um exemplo do caos. Contratado pela Prefeitura coordenou em parceria com os moradores um processo extraordinário de embelezamento e reciclagem dos espaços tornando aquela favela uma referência para estudos de comportamento humano, de valorização da auto estima de uma população e um exemplo administrativo para quem quiser aprender alguma coisa sobre o verdadeiro sentido de urbanização.

Para ser objetivo transcrevo aqui trechos de sua palestra "Lições de Cidadania para o Centro de São Paulo", pronunciada em 21 de março no auditório da Associação Viva o Centro, da capital paulista, extraídos da publicação mensal daquela entidade, que valem como um conselho a quem tem mandatos a cumprir para administrar os municípios.

"...o arquiteto acredita que a realização de um trabalho coletivo em que todos os envolvidos sejam considerados parceiros é de fundamental importância para a consolidação de processos de transformação. Nesse sentido, diz Ruy Othake, a participação da comunidade é um ponto que merece destaque. Mesmo tendo um histórico de pouca participação social, a população brasileira, quando de fato adere a dinâmicas democratizantes, alcança resultados mais efetivos, gerando legitimidade e satisfação coletiva. Para ele, a comunidade tem que ser responsável pela gestão de todo esse processo de reformas e benfeitorias. Eu aprendi que os moradores não podem simplesmente assistir aos trabalhos, eles precisam interagir, opinar, para sentirem-se, assim como são, os verdadeiros donos."

Sábias palavras do arquiteto Ruy...


Nota do Editor: O arquiteto Renato Nunes atua intensamente nas áreas de arquitetura e planejamento urbano, principalmente no Litoral Norte Paulista.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.