11/09/2025  16h30
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
04/04/2007 - 16h07
Você já fez o seu check-up de pele?
 
 

Se hoje em dia é tão comum passar por um check-up médico para avaliar as condições gerais de saúde e prevenir o surgimento de doenças, por que as pessoas ainda são displicentes quando se trata de cuidar do maior órgão do corpo humano, a pele? Afinal, há uma série de anomalias que podem ser evitadas com uma simples ida ao dermatologista. Mais: algumas manifestações cutâneas são capazes de sinalizar a ocorrência de problemas ainda mais sérios.

Mário Grinblat, dermatologista do Hospital Albert Einstein, explica que a idade indicada para iniciar os exames preventivos depende essencialmente do tipo de pele e do histórico familiar. "Pessoas com a cútis clara, pintas escuras e especialmente com antecedente de câncer de pele na família precisam se cuidar desde a infância, com atenção redobrada a partir dos 25 ou 30 anos e retorno semestral. Sem esses fatores agravantes, não há mal em esperar para fazer o primeiro check-up na juventude, com o devido reforço depois dos 40 anos", aconselha.

Além da avaliação clínica, o médico aponta como obrigatória a realização da dermatoscopia, exame que mapeia manchas e sinais na pele para identificar possíveis evoluções para o câncer. "O diagnóstico precoce evita a remoção de pintas sadias e indica quais lesões apresentam riscos à saúde e devem ser retiradas. O exame deve ser repetido de acordo com o resultado anterior e com o histórico familiar", diz o especialista.

Grinblat revela ainda que determinadas alterações na pele podem ser indicativas de doenças sistêmicas, obrigando o dermatologista a solicitar exames diferenciados para eliminar a dúvida. "A pele é a vitrine de organismo", ensina o médico, ressaltando que há enfermidades que podem ser diagnosticadas apenas olhando para a pele da pessoa. Isso vale para diabetes, distúrbios de tireóide e doenças reumáticas, hepáticas, renais, metabólicas ou endocrinológicas.

Por fim, cada vez mais mulheres - além de uma parcela considerável do público masculino - se submetem a consultas regulares para uma avaliação estética. "Uma visita semestral permite determinar os cuidados para evitar o envelhecimento precoce, os produtos mais indicados e eventualmente um tratamento para corrigir rugas e marcas de expressão", completa o médico.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.