11/09/2025  16h21
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
18/04/2007 - 16h09
O que será de Sônia Abrão sem o BBB?
Leandro Barbieri
 

Domingo. 8 de abril. Caderno “TV e Lazer” do Estadão. Destaque para a carta de um leitor preocupado com a apresentadora Sônia Abrão. Sarcástico, ele falava sobre a crise de abstinência que a apresentadora sofreria com o final do Big Brother Brasil 7.

Foram três meses. Todo dia. Horas ao dia. Ao vivo, Sônia, psicólogos e um tal PA (longínquo participante do BBB) comentavam e anunciavam os mais importantes movimentos da casa do Projac. E os menos importantes também. Diego, o herói da “trama”, endeusado. Alberto, o editado como pérfido vilão, odiado. E viva o maniqueísmo dos programas de fofoca!

Há algumas semanas da grande final, Sônia Abrão anunciou que conversaria pelo telefone com uns amigos e parentes do participante Alberto. Feito o suspense, começou o diálogo. E a briga. Os supostos parentes atacaram a apresentadora, acusando-a de ter tendenciado o público a torcer contra o rapaz. Sônia, revoltada, soltou frases agressivas e arrogantes. Gritou que o programa era seu e que ali quem dava as regras era ela.

Nessa altura, creio eu, a audiência explodia. No auge do barraco, o diretor revelou a “pegadinha”. Sônia estava sendo enganada por atores. Muitos risos. Ah, esses produtores. Me enrolaram direitinho. Na TV, eles se divertiam. E eu, na sala, com uma luz néon na testa piscando: Otário! Otário! Otário!

Quando liguei a TV, a discussão já havia começado. Se tivesse desligado antes do fim, estaria hoje pensando que os amigos e familiares de Alberto são péssimos exemplos de educação. Belíssima piada.

Momentos antes de finalizar esta coluna, quinze dias depois do final do BBB, decidi conferir a quantas anda a pauta do programa de Sônia. “Xuxa ficou chocada com incêndio em seu programa”. Sub-tema de: “Depressão: famosos que têm ou sofrem com esse problema!”. Falou-se do fim da carreira de Lídia Brondi e dos percalços familiares do apresentador Carlos Massa. Polêmicas requentadas. Sensacionalismo disfarçado de prestação de serviços.

Falta assunto. Falta qualidade. Falta informação. Falta opção. E sobram telespectadores cada vez mais desprovidos de visão crítica.


Nota do Editor: Leandro Barbieri é roteirista, diretor e pesquisador de Telenovelas nacionais. Escreveu Retrato da Lapa (a primeira novela da TV a Cabo brasileira) e Umas & Outras (a primeira novela da Internet), as quais também dirigiu em parceria com Silvia Cabezaolias. Assina o roteiro da webnovela Alô Alô Mulheres na allTV, onde é diretor do núcleo de dramaturgia.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.