11/09/2025  13h30
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
06/05/2007 - 18h09
Que venham os refugiados
Sylvia Romano
 

Os Estados Unidos e a ONU estão querendo que o Brasil receba palestinos que hoje vivem em Bagdá, mas o nosso País ainda hesita em aceitar os refugiados, por acreditar que essa seria uma forma de dar aval à guerra no Iraque. Porém, cabe lembrarmos que:

· Somos uma população de imigrantes.

· Nossa cultura é a somatória de diversas.

· A miscigenação e o cruzamento de várias raças originaram um povo muito criativo, alegre e festeiro.

· Nunca tivemos problemas de guerras internas por etnias e, o preconceito que houve com os afro-descendentes, mesmo preferindo a não politicamente correta denominação "pretos" ou "negros", permitiu que o cruzamento com várias outras raças resultasse no tipo mais bonito de nossa gente - os mulatos e as mulatas, incansavelmente cantados nos versos e nas músicas pelos principais autores nacionais.

· Nossa culinária é a mais diversificada dos países e, somando-se a isso, ainda podemos encontrar nos grandes centros pratos de todas as partes do mundo.

· No carnaval, judeus saem vestidos de árabes; árabes se vestem de havaianos; negros saem de alemães; alemães saem de índios; e por aí afora, e a maioria, casando-se entre si.

· Temos problemas, sim, e muitos: pobreza, violência, saúde debilitada e, principalmente, corrupção, são alguns deles. Mas, por outro lado, temos pouquíssima intolerância.

· Somos grandes, nossa extensão territorial é imensa; nosso clima é um dos melhores do planeta; nossas terras têm palmeiras, como já dizia um poeta.

Diante de tudo isso, por que, então, não recebermos um povo com uma cultura milenar, que em um curto período de tempo estará plenamente aclimatado, assim como todos nossos pais e avós foram um dia?

Tenho certeza de que este ato poderia muito bem refletir internacionalmente, além de servir de exemplo para muitos. Quem sabe assim se as próximas gerações nunca mais precisassem enfrentar as guerras, o preconceito e a intolerância dos ignorantes? Ignorantes estes que ainda não perceberam que os conceitos de "povo" e "raça" estão totalmente defasados no mundo moderno, já que hoje existe somente a raça humana e, o "povo", por sua vez, nada mais é que meramente uma linda diversidade.


Nota do Editor: Sylvia Romano (www.sylviaromano.com.br) é advogada trabalhista, responsável pelo Sylvia Romano Consultores Associados, em São Paulo.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.