11/09/2025  13h43
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
10/05/2007 - 12h02
Devo me preocupar com a gripe?
 
 

Sim. Pois trata-se de uma doença viral com alto grau de transmissão. O vírus presente nas partículas de saliva é liberado com muita facilidade quando a pessoa tosse, espirra ou simplesmente conversa. Nesta época do ano, com o tempo mais ameno, as pessoas tendem a se aglomerar em locais fechados como ônibus, ambiente de trabalho ou escola, o que facilita ainda mais a proliferação.

A gripe é causada pelo Influenza, um vírus com grande poder de mutação o que o torna extremamente agressivo, provocando fortes sintomas como febre muito alta, garganta arranhando, tosse e fortes dores no corpo. Além disto, de acordo com o grau de comprometimento do organismo, a gripe pode evoluir para complicações mais sérias como pneumonias, otites, amigdalites e até meningite.

"Merecem atenção redobrada crianças, idosos e pessoas com doenças crônicas como diabetes, insuficiência renal, câncer, aids entre outros, porque estão mais suscetíveis às complicações", afirma o Dr. Jean Carlo Gorinchteyn, infectologista do Hospital e Maternidade São Camilo Pompéia.

As complicações ocorrem pela proliferação do vírus nos vários líquidos corporais, o que inclui secreções pulmonares, sangue e até líquido espinhal. Segundo o Dr. Gorinchteyn, uma outra possibilidade é a infecção bacteriana secundária que pode se instalar após a viral. "O organismo fragilizado pela ação do vírus está mais suscetível a ação bacteriana", alerta o especialista.

Como se prevenir - A única forma é a vacinação. "A vacina deve ser tomada preferencialmente no outono para que no início do inverno a pessoa já esteja protegida", ensina o médico. Os números também confirmam a eficácia da vacina. De acordo com o Dr. Gorinchteyn, estudos mostram que a partir de 1998, com o advento das campanhas para idosos, houve uma redução na taxa de hospitalização por causa da gripe de 10% nas regiões centro-oeste e sudeste, incluindo São Paulo. Na região sul, devido a maior adesão, esta queda foi de 17%.

Vacina - A vacina, específica para o vírus Influenza (tipos A, B e C), é indicada a todas as idades, inclusive bebês com mais de seis meses. A aplicação é anual e o melhor período para vacinação é de março a junho. Ela tem eficácia comprovada de 90% e o seu efeito começa um mês após a aplicação. "Daí a importância de se vacinar antes do inverno", reforça o médico.

É mais indicada a idosos e portadores de doenças crônicas do coração, pulmão, diabetes, asma, bronquite, tuberculose e contra-indicada para pessoas alérgicas a ovo ou com febre. A vacinação pode provocar febre e mal estar, mas é importante ressaltar que são efeitos passageiros.

Raio X - O Dr. Jean Carlo Gorinchteyn é infectologista do Hospital e Maternidade São Camilo Pompéia, formado pela Universidade de Mogi das Cruzes, com residência no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, onde ocupa cargo de assistente no Ambulatório.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.