11/09/2025  13h27
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
E-mails à redação
18/05/2007 - 10h00
Lição de cidadania
AJS
 

Parabéns pessoal da Pedra Preta, rua do Arrastão, que fez uma verdadeira faxina a partir do rio das Piabas até o asfalto na rua Emídio Luiz de Deus, no último dia 06 de maio, no bairro do Sertão da Quina, Região Sul da cidade.

Liderados por uma quase menina, a Michele, cerca de 20 moradores arregaçaram as mangas e com a ajuda de um basculante cedido pela Regional Sul, proporcionaram um belo exemplo de cidadania, trabalhando na limpeza durante cinco longas horas, entre 10 e meia da manhã e três e meia da tarde. Roçaram a rua que estava tomada pelo mato, o que dificultava, em alguns pontos, a passagem de pedestre e carro juntos. Removeram lixo, inclusive em lotes abandonados e retiraram muitos caramujos africanos que iam sendo embalados e salgados.

A idéia foi de Michele, que sempre recolheu caramujos da rua onde mora. O vizinho e amigo Vagner ajudou na tarefa. Procuraram outros amigos colaram cartazes chamando a comunidade e trabalharam até a exaustão. Mas, como em tudo existe um senão, alguns moradores, que não tomaram parte do mutirão, foram ríspidos e disseram que aquele era um trabalho para a Prefeitura. Eles têm razão. Só que, como o descaso é grande e esperar que o Executivo tome as providências, a situação, que já estava caótica, ficaria insuportável e o risco de várias doenças, como a dengue, hepatite e outras era iminente. Então, não restou alternativa: se o prefeito não faz, a comunidade consciente faz.

Os moradores estão pedindo a Sanepav um container para acondicionar o lixo do local, já que o outro foi retirado há tempos e não retornou. Eles solicitam ainda, da Prefeitura, através da Regional Sul, uma máquina compactadora para socar as pedras da rua que foram expostas pelas enxurradas e impedem o tráfego de bicicletas e até mesmo de pedestres, podendo até gerar uma situação de perigo.

Michele que, só para relembrar, sempre cata os caramujos de sua rua, gostaria que fosse realizada uma campanha de orientação e esclarecimentos sobre estes e outros bichos que causam doenças graves, para que todas as pessoas entendam o valor do trabalho de um mutirão, como este, que, inclusive, eliminou focos e criadouros de mosquitos.

Nossos aplausos a Michele, Vagner e seus amigos.

Cidadania é isto também.

Assessoria do vereador Jairo dos Santos (AJS)

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "E-MAILS À REDAÇÃO"Índice das publicações sobre "E-MAILS À REDAÇÃO"
13/04/2019 - 07h39 9ª Mostra Maré Cheia de Cinema
10/02/2019 - 07h25 Resposta ao ministro
12/04/2018 - 05h46 Desabafo de uma munícipe de Ubatuba
12/01/2018 - 06h50 Desabafo de um ambulante de Ubatuba
01/11/2017 - 07h31 Descaso estatal com Ubatuba
28/10/2017 - 08h45 A falta de `lei do silêncio´ em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.