11/09/2025  10h31
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
20/06/2007 - 05h24
Diversidade de opiniões ameaçada
Celso René dos Santos - Observatório da Imprensa
 

Para quem quiser saber, e doa a quem doer, existe uma cidade no interior de São Paulo, Itu, a terra dos exageros, na qual o Judiciário anda exagerando em suas atribuições, deixando a desejar muitas das interpretações das leis e da própria Constituição Federal. Existem juízes desfazendo sentenças de "colegas", assim como existem promotores arquivando casos importantes sem sequer dar um motivo que possa dar sustentação para tais fatos.

A imprensa, ou a liberdade de imprensa na cidade de Itu, anda abalada há mais de dois anos, data em que o atual prefeito assumiu o poder e baixou um decreto: "Ou estão comigo ou serão punidos como inimigos". Ora, o Brasil ainda vive momentos de coronelismo na imprensa do interior e, por mais denúncias que se façam do chefe do Executivo, este escapa e alega que é intocável.

Ameaças de morte

Não é diferente na Câmara Municipal, onde sempre teve a maioria. Hoje, a Câmara Municipal é uma extensão do Executivo e já não existe oposição nem transparência em nada, nesse atual governo. Cadê a liberdade? Após um seqüestro total dos meios de comunicação da cidade, não tem mais uma voz que possa bradar em prol da comunidade e, o que é pior, o povo anda amedrontado e não tem mais coragem de falar coisa alguma.

Está sendo cerceado o direito ao pensamento e à liberdade de expressão sob pena até de morte, pois não é pequeno o número de pessoas ameaçadas de morte quando discorda das atividades do prefeito. A saber, a Rádio Convenção, retirada de seus donos com mão de ferro, a TV 43 UHF, tomada com muitas ameaças de seus legítimos donos, e os jornais locais Cidade e Periscópio nada fazem sem consulta prévia ao prefeito.

Cadê a liberdade de imprensa pela qual tantos deram a vida? Será que estamos retrocedendo? E o Poder Judiciário está cego, como a Justiça? E o povo, ah!, esse nem sabe de fato o que se passa nos porões do Judiciário e do Executivo da cidade de Itu.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.