11/09/2025  10h34
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
24/06/2007 - 15h48
Teste do olhinho evita cegueira infantil
 
 

Conselho Brasileiro de Oftalmologia alerta para importância do teste que deve ser feito antes de a criança sair da maternidade e pode prevenir a cegueira infantil, entre outras doenças visuais na infância.

O teste do reflexo vermelho, mais conhecido como teste do olhinho, já faz parte da rotina obrigatória em vários estados brasileiros. Regulamentado em forma de lei em alguns lugares, esse exame detecta diversos problemas oculares e previne uma série de seqüelas. Catarata congênita avançada, glaucoma congênito avançado, infecções, malformações, entre outros problemas de saúde ocular são possíveis de diagnosticar nesse exame, que deve ser feito antes de a criança sair da maternidade. No Brasil, o teste já é obrigatório no Estado de São Paulo, Paraná e nas cidades do Rio de Janeiro e Porto Alegre. "Isso é um passo importante para a saúde pública e, sem dúvida, pode beneficiar significativamente a saúde ocular de muitas crianças", diz Harley Bicas, presidente do Conselho Brasileiro de Oftalmologia.

Em 2007, o ano internacional contra a cegueira infantil, os números de crianças deficientes visuais ainda são elevados e, em todo o mundo, são cerca de 1,5 milhão, metade dessas vivendo em países subdesenvolvidos ou em desenvolvimento e em grande parte dos casos com chances de serem evitados. "Com esse teste, que é bem simples e rápido, poderíamos mudar esse quadro. No Brasil, o objetivo é que esse teste se torne lei nacional", diz Rosane da Cruz Ferreira, presidente da Sociedade Brasileira de Oftalmopediatria.

Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 16,5 milhões de brasileiros sofrem de algum tipo de deficiência visual e cerca de 30% desse total é formado por crianças. Muitos casos poderiam ser prevenidos com a execução desse teste em recém-nascidos e esse quadro poderia ser bem distinto com a realização desse exame, que pode ser feito por oftalmologista, pediatra ou mesmo um profissional de saúde bem treinado.

Os médicos recomendam o teste do olhinho nos próprios berçários sempre antes da alta do bebê. Sem contra-indicações, o exame pode ser feito em todas as crianças recém-nascidas (inclusive prematuras) e pode identificar casos precoces de cegueira. "Fazendo teste do olhinho evitamos sérios problemas de visão. O importante é fazer o diagnóstico de doenças oculares que podem, inclusive, levar à perda irreversível da visão", diz a médica, ressaltando ainda a importância de encaminhamento a serviços oftalmológicos após a identificação de problemas sérios.

Esse teste do olhinho pode ser facilmente feito com a emissão de luz sobre a pupila do recém-nascido por meio de um aparelho chamado oftalmoscópio. A luz atravessa a pupila, cristalino, humor vítreo e reflete-se nos vasos sangüíneos da retina sem causar qualquer dano. O reflexo produz uma cor avermelhada e contínua nos olhos saudáveis, descartando a presença de doenças oculares. Na ausência de reflexo ou em casos de assimetria, a criança é encaminhada ao oftalmologista para fazer outros exames.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.