11/09/2025  06h35
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
27/07/2007 - 11h15
Saiba mais sobre raquianestesia
 
 

Um assunto que ainda traz insegurança para qualquer indivíduo que necessita submeter-se a uma cirurgia, a raquianestesia hoje deve ser encarada sem medo.

Denomina-se Raquianestesia a anestesia que resulta da deposição de um anestésico local dentro do espaço subaracnoídeo. Ocorre bloqueio nervoso reversível das raízes anteriores e posteriores, dos gânglios das raízes posteriores e de partes da medula, advindo perda da atividade autônoma, sensitiva e motora. Este tipo de anestesia é indicada para cirurgias de abdômen e extremidades inferiores, inclusive para cirurgias obstétricas (parto vaginal e cesariana).

Como a medicação é depositada dentro do líquor, é necessária apenas uma pequena quantidade de anestésico local para produzir anestesia altamente eficiente. Trata-se de uma importante vantagem da raquianestesia sobre a anestesia peridural, pois trabalha-se com um risco de intoxicação por anestésicos locais muito próximo de zero.

A desvantagem mais conhecida da raquianestesia é a cefaléia pós-punção (nome técnico para a dor de cabeça que pode aparecer quando acontece a perfuração da dura-máter). A explicação mais aceita para esta condição é relacionada com o "furinho" que fica por alguns dias na dura máter e que provocaria perda de líquor do espaço subaracnoídeo, causando a dor de cabeça.

Com a introdução de agulhas mais finas, descartáveis e menos traumáticas, esta técnica novamente ganhou grande impulso, pois essas agulhas melhores fazem "furinhos" menores nas meninges, ocasionando menor escape de líquor e menor probabilidade de cefaléia.

A raquianestesia, hoje é mais utilizada em todos os procedimentos, com freqüência superior inclusive à da anestesia peridural. De acordo com o Dr. Luiz Eduardo Imbelloni, um dos mais respeitados anestesiologistas brasileiros, os maiores avanços foram as agulhas de fino calibre, os anestésicos isobáricos, os conjuntos apropriados para Bloqueio Combinado Raqui Peridural e para Raquianestesia Contínua. "Estamos realizando um trabalho para analgesia de parto com raquianestesia contínua que deverá revolucionar o nascimento com uma técnica segura, e que emprega anestésicos isobáricos e opióides, isto é, sufentanil ou fentanil" completa.

Novos monitores, drogas mais seguras e melhor capacitação técnica dos profissionais, aliados à simplicidade de realização, o controle do nível de anestesia que proporciona, a excelente qualidade do bloqueio sensitivo e motor, o baixo custo e a segurança do procedimento explicam por que esta é uma das técnicas anestésicas prediletas dos anestesiologistas brasileiros.

No próximo dia 04 de agosto, a Cooperativa dos Anestesiologistas do Triângulo Mineiro, com o apoio científico da Sociedade de Anestesiologia de Minas Gerais (SAMG) e da Latin American Society of Regional Anesthesia (LASRA) e o patrocínio do Laboratório Cristália, promoverá, em Uberlândia (MG), mais um evento regional "Sábado da Raqui". A iniciativa é coordenada pelo Dr. Luiz Eduardo Imbelloni e tem por objetivo a divulgação, o treinamento de profissionais e o desenvolvimento da raquianestesia em nosso País.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.