11/09/2025  01h06
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
04/08/2007 - 05h29
Pan 2007: a ilusão do besta!
Fábio de Lima
 

Acabaram os jogos Pan-Americanos, no Rio de Janeiro. O Brasil superou a marca das 50 medalhas de ouro. E daí?! Acho uma farsa toda a repercussão dada às conquistas brasileiras nessa competição. Competição?! Eu quis dizer, nessa festa! Não é de hoje que acho isso. Não sou contra ou a favor dos Jogos Pan-Americanos aqui, no Brasil, ou na puta que pariu (tanto faz) – muito pelo contrário! Só não gosto que me façam de besta. Deixem eu ser um besta sozinho, não me influenciem nessa árdua tarefa.

O fato é que, na sexta-feira, 28-07, li um texto do jornalista Eduardo Maluf, no jornal O Estado de São Paulo, intitulado “A falsa realidade das medalhas”. Então, tive certeza que não estou sozinho com meus devaneios. Outras pessoas pensam como eu: não nos façam de bestas! O jornalista escreve um texto objetivo e inteligente. Ele mostra que os campeões brasileiros do Pan não devem chegar muito longe nas Olimpíadas de Pequim, na China, no próximo ano. Lá a realidade será bem diferente.

Eduardo Maluf mostra os resultados conseguidos por alguns esportistas brasileiros, ganhadores da medalha de ouro, aqui no Rio de Janeiro, e compara esses resultados com os resultados necessários para o Brasil ganhar o ouro nas Olimpíadas. Aí é que são elas! Os melhores resultados brasileiros, muitas vezes, não conseguem ficar entre os dez melhores resultados do mundo. Os esportistas estrangeiros, principalmente dos EUA, que vieram ao Brasil, não são, necessariamente, os esportistas que disputarão as Olimpíadas. Na China estarão apenas e tão somente os melhores.

Mas, pense comigo, caro leitor amigo: se a política do Brasil é uma merda, se a saúde do Brasil é uma merda, se a educação do Brasil é uma merda, se a segurança do Brasil é uma merda, se a aviação do Brasil é (já falei muita merda, né?!) um cocô, por que o esporte do Brasil seria tão bom?! Houve uma preparação mais atenta dos atletas brasileiros para esse Pan. O governo federal deu mais apoio para que não ocorresse um vexame brasileiro dentro da própria casa. Isso é fato. Então, o Brasil teve seu melhor desempenho em jogos Pan-Americanos de toda a história. Mas daí querer transformar esportistas medianos em esportistas de primeiro time, existe uma diferença grande – só não maior que ir daqui para a China andando, ao invés de ir de avião!

É claro que quem lê minhas observações e as observações de outros jornalistas, sobre o Pan ser uma grande ilusão, pode achar que estamos sendo severos demais com os esportistas brasileiros. Afinal, eles fizeram sua parte: venceram. Se os oponentes eram fracos, não era problema dos brasileiros. Verdade. No entanto, existe uma mídia que transmite os jogos Pan-Americanos. Ela, obviamente, não tem interesse em discutir a qualidade dos competidores do Pan para não tirar a importância do espetáculo que transmitem. Mas, como eu e alguns colegas não transmitimos nada e não temos o rabo preso com audiência alguma – desabafamos nosso recado.

Concordo que é bonito ver a bandeira brasileira tremulando no ponto mais alto do pódio. É gostoso ouvir o Hino Nacional sendo cantado por uma multidão eufórica. É gratificante olhar uma juventude sadia e bonita praticando esporte. No entanto, a beleza não deve impedir alguém de pensar e andar ao mesmo tempo. O Brasil não pode aceitar migalhas e comemorar o fato de seu povo não morrer de fome. Parabéns aos vencedores – mas não esqueçamos dos opressores. Olhemos, com olhos de enxergar, para o que acontece com Cuba. Sejamos brasileiros e com orgulho, mas não sejamos bestas!


Nota do Editor: Fábio de Lima é jornalista e escritor ou “contador de histórias”, como prefere ser chamado. É Diretor de Programação da CINETVNET (www.cinetvnet.com.br), TV pela internet. Está escrevendo seu primeiro romance, DOCE DESESPERO.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.