11/09/2025  01h26
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
19/08/2007 - 09h24
Ceratocone: muitos têm, poucos sabem
Carla Furtado
 
Doença silenciosa, o ceratocone pode levar à perda da visão

O nome estranho à maioria das pessoas está bem mais presente do que se imagina. "O ceratocone consiste em uma deformação da córnea que conduz, usualmente, à miopia ou ao astigmatismo. Em casos extremos, pode acarretar a perda da visão", alerta a especialista responsável pelo Banco de Olhos de Brasília e oftalmologista do Inob, Micheline Borges Lucas. Dados do Hospital de Olhos de Minas Gerais revelam que a doença atinge uma em cada duas mil pessoas no Brasil.

A alteração, que geralmente surge na adolescência, afeta homens e mulheres na mesma proporção e, na maioria dos casos, ambos os olhos. "Os pacientes alérgicos são mais propensos, porque têm a tendência de se coçar", explica Drª Micheline. No caso dos olhos, o inofensivo ato de coçar pode causar lesões e elevar a pressão intra-ocular - o que é ainda mais prejudicial aos portadores de glaucoma. Em estágio avançado da doença, os pacientes relatam vista embaçada e dificuldades de enxergar. Até desenvolver tarefas simples, como dirigir, assistir TV ou ler um livro podem se tornar impraticáveis.

O maior problema relacionado ao ceratocone é a demora no diagnóstico, porque surge de maneira silenciosa. Quando em fase inicial, a avaliação clínica pode não detectar a doença. Segundo Drª Micheline, para diagnosticá-la é recomendada a realização anual da Topografia Corneana, exame que analisa a curvatura corneana em todos os quadrantes e permite a percepção de detalhes da córnea. O teste é rápido e indolor.

Quando diagnosticada precocemente, a alteração visual causada pela patologia pode ser corrigida pelo uso de óculos. "Mais tarde, o astigmatismo irregular, decorrente do ceratocone, pode ser revertido com o uso de lentes de contato rígidas", esclarece a oftalmologista. Já os casos irreversíveis são tratados através da cirurgia do anel corneano - implante de microanéis de acrílico que deixam a estrutura da córnea inalterada e diminuem os reflexos em torno das luzes. "O transplante de córnea é a última alternativa", conclui a médica.

Cuide bem dos seus olhos:

· Evite coçar os olhos, isso pode precipitar a morte das células da córnea e acelerar o processo de avanço do ceratocone.

· Não use colírios nem óculos que não tenham sido receitados pelo oftalmologista.

· Sempre que estiver exposto ao sol use óculos escuros com lentes apropriadas. Lembre-se: os efeitos causados por estes raios são cumulativos e irreversíveis.

· Visite seu oftalmologista anualmente. Muitas doenças que acarretam perda progressiva da visão são silenciosas.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.