10/09/2025  22h13
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Opinião
17/09/2007 - 13h08
Do preconceito e do ato
Demétrio Sena - Pauta Social
 
Sobre as distorções acerca dos diferentes tipos de preconceito

O que a lei proíbe ao tratar do preconceito, não é exatamente o ter. Isto seria muita pretensão, pois nada ou ninguém pode reprimir sentimentos, conceitos, preferências e prismas. Tudo isso é muito íntimo e pessoal, se ficar lá, guardado por quem nutre, restrito apenas ao direito inegável de não ter que se renegar para forjar imagem. O que a lei exige do cidadão é que seu preconceito não vitime por gestos, expressões e palavras o alvo de sua existência. Quem não quer conviver com negros, por exemplo, tem o direito de não entrar em um ambiente onde haja pelo menos um negro. O que não pode é querer que o negro saia para tornar possível sua entrada, nem ostentar de nenhuma forma o seu motivo, levando-o ao constrangimento.

O preconceito é bem mais comum do que se assume e nem nos damos conta disso. Ele recheia nosso dia-a-dia e mora nas escolhas que fazemos, com bastante naturalidade. Quando não concebo a idéia de uma relação homossexual que me envolva, o preconceito se afigura. É uma idéia pré-concebida, um conceito prévio, uma opinião que se antecipa.

Na verdade, o termo "jamais" é quase sempre de cunho preconceituoso. Há que se respeitar o arbítrio, a pessoalidade, o gosto individual. O simples não gostar de alguém ou algo já denota o preconceito. Mas o exercício do respeito mútuo nos seres humanos de todas as etnias, cores, nacionalidades, religiões, culturas, orientações e classes é que pode possibilitar a fluência de um mundo melhor. É em nome desse mundo melhor que a lei deveria se preocupar com os atos preconceituosos que excluem, mesmo veladamente, nas escolas; empregos; clubes; ordens; igrejas; outros ambientes.

O segredo está exatamente em respeitar o que é de foro íntimo em cada um, sem permitir qualquer exteriorização danosa para outrem.


Nota do Editor: Demétrio Sena é educador/escritor; redator/colunista dos jornais O REDATOR e MAGÉ NEWS, ambos de Magé (RJ). Membro da Academia Mageense de Letras.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "OPINIÃO"Índice das publicações sobre "OPINIÃO"
31/12/2022 - 07h25 Pacificação nacional, o objetivo maior
30/12/2022 - 05h39 A destruição das nações
29/12/2022 - 06h35 A salvação pela mão grande do Estado?
28/12/2022 - 06h41 A guinada na privatização do Porto de Santos
27/12/2022 - 07h38 Tecnologia e o sequestro do livre arbítrio humano
26/12/2022 - 07h46 Tudo passa, mas a Nação continua, sempre...
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.