25/11/2017  05h26
· Guia 2017     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
11/09/2007 - 15h32
Um mal chamado gordura trans
 
 

Desconfie dos alimentos sequinhos. Aqueles que são fritos, mas não ficam oleosos. A receita desse "milagre" chama-se gordura hidrogenada - também conhecida como gordura trans - e, ao contrário do que pensa a maioria, faz muito mal à saúde. Estudos recentes mostram que esse tipo de gordura é pior que a saturada - de origem animal - do ponto de vista cardiovascular. A causa: ela "plastifica" os vasos, levando a infartos e derrames.

A recomendação da American Heart Association (AHA) é de um consumo de até 1% do VCT (valor calórico total do que é consumido em um dia) ou 2g/dia em uma dieta de 2000 kcal. "Esse valor é facilmente atingido se você observar o teor de gordura trans que aparece no rótulo dos alimentos, por isso o mais indicado é evitá-los", explica Fárida Nichele, nutricionista do Centro de Qualidade de Vida Clinipam.

Criada pela indústria para ser uma alternativa às gorduras saturadas, a gordura trans está presente em bolachas, biscoitos recheados, produtos de panificação e confeitaria, sorvetes, frituras industrializadas, margarinas, cremes vegetais, massas, tortas e doces em geral. "Esses produtos estão contemplados no topo da pirâmide alimentar e seu consumo deve ser esporádico ou evitado por completo", destaca Fárida.

A nutricionista ressalta ainda que a gordura trans eleva os valores de triglicerídeos e de colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim, e diminui os valores do colesterol bom, o HDL, induzindo à progressão de doenças cardiovasculares e aumentando o risco de pacientes já diabéticos, hipertensos, obesos e cardíacos. "Esta gordura tem tendência a se depositar no tecido adiposo, na região da cintura, gerando a conhecida obesidade abdominal. Ainda são altamente inflamatórias da mucosa gástrica e intestinal, intensificando processos de gastrite, esofagite e alterando a flora intestinal", completa.

Entenda o que é a gordura trans

A gordura hidrogenada é de origem vegetal e foi criada pela indústria. Como não existe gordura no mundo vegetal, somente óleos, foi criado então um processo de transformação deles em sólidos.

Os óleos são colocados em uma câmara com gás hidrogênio em alta pressão e temperatura. O resultado é uma pasta de cor escura - com aspecto e cheiro desagradáveis - que precisa ser alvejada para ficar incolor e desodorizada para ficar inodora. Após a fritura ela se solidifica, formando uma casquinha que dá um aspecto crocante aos alimentos.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
24/11/2017 - 07h13 Fio dental: um aliado para manter a saúde bucal
19/11/2017 - 08h18 O que você precisa saber sobre a blefaroplastia
18/11/2017 - 08h15 Dengue pode ser contraída quatro vezes
17/11/2017 - 07h12 Conheça a coulrofobia, o medo de palhaços
15/11/2017 - 06h40 As disfunções do quadril e seu tratamento
14/11/2017 - 08h41 Antibióticos estragam os dentes?






· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2017, UbaWeb. Direitos Reservados.