10/09/2025  22h20
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
30/09/2007 - 06h04
Para chegar leve ao verão
Carla Furtado
 
Com uma alimentação saudável e atividade física regular é possível colher saúde e boa forma na próxima estação

No Brasil, cerca de 40% da população está acima do peso considerado ideal e, com a proximidade do verão, os quilos a mais parecem incomodar como nunca. A dobradinha alimentação balanceada e atividade física regular ainda é o melhor caminho para quem quer entrar em forma. "Não acredite em dietas milagrosas. Para um resultado adequado são necessários: orientação profissional, mudança de hábito e tempo", afirma Raquel Vaz, diretora do Golden Spa.

Saúde no prato - "Para emagrecer com saúde, com perda de 2% a 5% do peso por mês, é preciso uma alimentação variada que atue na eliminação de toxinas", orienta o nutricionista Leonardo Costa, que tem entre seus clientes atletas de alta performance, empresários e executivos. Restringir por conta própria a alimentação está fora de questão, assim como também é prejudicial adotar regimes prescritos para outras pessoas. O especialista esclarece que toda dieta deve ser elaborada sob medida para cada paciente, a partir da anamnese nutricional e de exames físicos e bioquímicos.

De qualquer forma, Leonardo dá dicas que são válidas para quem deseja fazer da alimentação uma aliada. "Quanto mais colorido o prato, mais saudável - cada cor reflete diferentes nutrientes. Os alimentos verdes, como a couve a escarola, atuam na desintoxicação graças à clorofila. Já os alaranjados, como o caju, são ricos em vitamina C, que auxilia na manutenção de tecidos. Por sua vez os vermelhos, como o tomate, atuam contra a ação dos radicais livres", exemplifica.

Outra máxima é fazer as refeições bem longe da TV e do computador e preferencialmente sem pressa. "É preciso ter consciência do que se come e mastigar devagar e muito bem os alimentos. A sensação de saciedade só se manifesta cerca de 30 minutos após o início da refeição", esclarece o nutricionista. Outro aspecto importante é a hidratação. "Água desintoxica o organismo, ajuda no ganho de massa muscular, na perda de gordura e na eliminação das fezes. Beba de 2 a 3 litros por dia".

Melhor resultado - A atividade física regular é a parceira ideal da alimentação saudável. "Quando andam juntas potencializam a qualidade de vida e a longevidade", explica Dr. Leandro Vaz, especialista em medicina do Esporte. Ele revela que uma programação ideal deve incluir atividade aeróbica - esteira e bicicleta ergométrica - e anaeróbica - musculação. Para quem não gosta de freqüentar academias, ele sugere atividades ao ar livre. "Caminhadas no Parque da Cidade fazem bem ao corpo à mente e ainda por cima são gratuitas", destaca.

Para que a preguiça não vença o anseio pela mudança no estilo de vida, Dr. Leandro diz que é necessário optar por uma atividade que gere prazer. Ele reitera também a importância da avaliação prévia e da orientação profissional. "Muita gente acaba tendo lesões nas articulações ou problemas de coluna. É preciso aprender a conhecer seu organismo, observar suas peculiaridades e respeitar seus limites", conclui.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.