10/09/2025  19h35
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
29/10/2007 - 11h11
Ambliopia: o olhinho preguiçoso
Carla Furtado
 

Caracterizada pela visão reduzida em um dos olhos, ambliopia precisa ser tratada até os seis anos de idade. Problema pode afetar o aprendizado e a auto-estima da criança

Na idade pré-escolar, a maior parte do tempo da criança é dedicada às brincadeiras. Pintar, assistir filmes ou manusear brinquedos são algumas das atividades lúdicas preferidas dos pequenos, tanto em casa quanto no colégio. Enquanto eles se divertem, os pais e professores podem encontrar indícios de um problema oftalmológico que, se não for diagnosticado cedo, pode comprometer a vida adulta. Trata-se da ambliopia, doença conhecida como "olho preguiçoso".

Trazer o brinquedo ou o desenho para muito perto do rosto ou assistir televisão muito próximo da tela são alguns sinais do problema. "A ambliopia é a diminuição da acuidade visual em um dos olhos. Ela se configura até os cinco anos de idade pela falta de estimulação de um dos olhos, que deixa de se desenvolver", explica o oftalmologista José Geraldo Pereira, do Inob, em Brasília.

Já com seis meses de vida, a criança deve ser submetida a um exame oftalmológico para diagnosticar a doença, principalmente se tem histórico familiar ou aparenta ter dificuldades para enxergar. "O pediatra é um grande aliado na detecção do problema, pois ainda bebê a criança dificilmente reclama da visão. Quanto mais cedo a ambliopia for detectada, mais fácil tratá-la", ressalta o médico.

Os fatores mais freqüentes que podem desencadear a ambliopia são o estrabismo e os erros de refração (altos graus ou diferenças importantes de grau entre os olhos). "A criança que tem um olho preguiçoso e não recebe tratamento corre o risco de ter dificuldades de aprendizado, o que também pode afetar a auto-estima. É fundamental que os pais fiquem atentos para diagnosticar o problema logo no início", frisa o oftalmologista.

O tratamento clássico da ambliopia é a oclusão do olho de melhor visão. Os pais também são treinados para estimular a visão dos filhos com diversos exercícios. Depois dos seis anos não é mais possível reverter o problema e a criança é obrigada a usar óculos ou lentes para amenizar a dificuldade visual.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.