10/09/2025  16h10
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
COLUNISTA
Marcelo Sguassábia
16/11/2007 - 12h05
Quando Jobim encontrou Eleanor
 
 

Em instâncias celestes acontecem fatos um tanto inusitados. Foi num dia desses, perdido na eternidade, que se deu o ocorrido.

- Ah, look at all the lonely people... la, la, la, la, la, la, la... ah, look at all the lonely people...

- Ah, só é lonely porque quer... olha que coisa mais linda, mais cheia de graça.
- Falou comigo, moço?
- Lógico, seria impossível não lhe dirigir a palavra. E obrigado pelo "moço".
- Espera aí, seu rosto não me é estranho. Você não é o Tom?
- Em alma e espírito, às suas ordens.
- Sou a Eleanor Rigby. Já deve ter ouvido falar de mim, aquela da música dos Beatles.
- Sim, sim, claro. Que mundo pequeno, meu Deus. Tá inteirona heim, minha filha? Não é à toa que aqueles cabeludos se encantaram por você.
- Na verdade o Paul McCartney teve a inspiração olhando pra minha sepultura. Achou bonito "Eleanor Rigby" escrito na lápide e fez a canção. Fiquei célebre sem ninguém ter me conhecido, fui uma anônima na Londres entre a era vitoriana e o começo da Segunda Guerra. Cheguei aqui em 1939, morri não me lembro como. Os Beatles me imortalizaram quando já era tarde demais.
- Essa é ótima. Imortal depois de morta. Eleanor... nome bonito. Também fiz muita música com nome de mulher. Lígia, Teresa, Gabriela, Luísa.
- Essa é linda.
- Conhece?
- Como não. Toca direto no serviço de alto-falantes da Praça da Paz Eterna.
- Nunca reparei. Pensei que a música ambiente aqui se resumisse aos clássicos. Bach, Haendel, peças sacras.
- E o amigo por acaso não é um clássico? Me espanta você, Jobim, com todo esse ouvido musical, jamais ter notado uma música sua soando aqui no paraíso.
- Bom, deixa eu tocar alguma coisa em sua homenagem. Olha, só preciso de um banquinho e um violão. Dá pra materializar isso pra mim? Eu ainda sou aprendiz nesses trâmites celestiais, você está aqui há muito mais tempo. Só cheguei em 94.
- Está me chamando de velha?
- Longe disso. Muito longe disso!
- Dizem lá embaixo que "Yesterday" é a música mais tocada no mundo, e que "Garota de Ipanema" fica em segundo lugar. Você está muito bem no ranking, Tom.
- Mas é como eu disse uma vez numa entrevista: eles eram em quatro e falavam inglês. Uma covardia. Não fosse isso, poderia estar no topo.
- É, quem sabe. Tome aí o violão que você pediu.
- Ok. Vamos ver como fica "Eleanor Rigby" em ritmo de bossa.
- Parece difícil tocar...
- Nada. Chega aqui pertinho e me dá sua mão. Assim, ó. Esse dedinho aqui na casa dois do violão. Isso. O indicador vem aqui - casa três, quinta corda. Aí. Muito bem, Eleanor. Você leva jeito... eu podia te ensinar uma posição nova, lá na minha casa. A gente fica mais à vontade, que me diz?
- Tom, nós estamos no céu, comporte-se!
- No céu você vai ficar daqui a pouco, minha linda. Prometo a você, ou não me chamo Jobim. Há menos peixinhos a nadar no mar do que os beijinhos que eu darei na sua boca.
- Eu vou chamar o anjo da guarda.
- Não ouvi direito. Vai baixar a guarda?
- Olha que eu falo tudo pro Father Mackenzie, heim.
- Mas que Father Mackenzie é esse?
- Caramba, Tom. Você não conhece a minha música? Não lembra da letra?
- Esse negócio de letra é com o Vinícius. Não é meu departamento.
- Falar em Vinícius, olha ele chegando aí. Com três anjinhas a tiracolo.
- Poetinha, você não morre mais. Deixa eu te apresentar a Eleanor.


Nota do Editor: Marcelo Pirajá Sguassábia é redator publicitário em Campinas (SP), beatlemaníaco empedernido e adora livros e filmes que tratem sobre viagens no tempo. É colaborador do jornal O Municipio, de São João da Boa Vista, e tem coluna em diversas revistas eletrônicas.
PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
ÚLTIMAS DA COLUNA "MARCELO SGUASSáBIA"Índice da coluna "Marcelo Sguassábia"
21/12/2022 - 06h09 Previsões para amanhã
25/10/2022 - 05h52 Duña, uma fotobiografia
18/10/2022 - 05h45 Hardy, a hiena, vai anular o voto
03/10/2022 - 06h05 Nostraduña
20/09/2022 - 06h24 Aperfeiçoamentos enxadrísticos
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.