10/09/2025  16h21
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
27/11/2007 - 15h17
Frutos do mar: coma sem medo
 
 
Nutricionista dá dicas de como aproveitar alguns dos principais alimentos do verão

Peixe, camarão, siri, ostra e caranguejo são algumas das delícias do mar bastante consumidas no verão, principalmente por quem está passando as férias no litoral. Alguns cuidados são necessários na hora da compra, do preparado e no armazenamento dos frutos do mar. "Por serem alimentos altamente perecíveis, a toxinfecção é um problema muito comum", observa a nutricionista do CBES - Colégio Brasileiro de Estudos Sistêmicos, Eda Maria Scur.

Os frutos do mar têm o mesmo valor nutritivo da carne bovina, com a vantagem de serem menos gordurosos. Entretanto, apresentam quantidade significativa de colesterol, principalmente o camarão.

Cuidados ao comprar

· Peixes frescos: a pele deve ser firme e os olhos brilhantes e salientes. As escamas devem estar fortemente aderidas à pele e apresentarem brilho. As guelras têm que estar vermelhas e o animal deve ter cor e cheiro próprio e a cloaca fechada.

· Camarão: quando for comprá-lo com casca a cabeça e a casca devem estar firmes ao corpo. E, em relação a cor, deve ser rosada ou acinzentada, dependendo da espécie.

· Frutos do mar como o polvo e a lula: devem apresentar cor roxo claro, carne elástica, olhos vivos e salientes nas órbitas.

Cuidados ao armazenar

· Peixes: é aconselhável dois quilos de gelo para cada quilo de peixe. Carnes de frutos do mar desfiadas só podem ser vendidas acondicionadas, congeladas e com prazo de validade e número do serviço de fiscalização impressos na embalagem. Antes de congelar o peixe, é necessário limpá-lo, remover as barbatanas e escamas, retirar as vísceras, cortar a cauda e a cabeça. Para o peixe pequeno, o ideal é congelá-lo por inteiro. Se for grande, pode ser cortado em postas ou filés.

· Camarão: para o camarão o tempo de conservação é de, no máximo, 2 dias na geladeira. No congelador é possível mantê-lo congelado por 1 mês. Caso o camarão já tenha sido adquirido congelado, pode-se mantê-lo no freezer por até 1 ano (-18ºC a -25ºC). Para que o camarão não perca o sabor ao descongelar, deixe-o descongelar dentro da geladeira, sem desembrulhar. Para cozinhá-lo, não é necessário esperar que esteja completamente descongelado.

Preparar

· Camarão: para limpar os camarões deve-se retirar a cabeça, a casca e o rabo. E, para retirar aquela linha escura do dorso, basta um dar um corte pequeno e puxá-la com um palito de dentes.

· Moluscos: no preparo de moluscos é necessário retirar as vísceras na parte maior do molusco. A membrana que envolve a parte externa da lula precisa ser retirada para não escurecer a carne na hora do cozimento. Retirar também os olhos e lavar bem os tentáculos. O ideal é o cortá-las em rodelas.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.