10/09/2025  16h02
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Crônicas
29/11/2007 - 09h11
Notícias de hoje: fútil
Tatiany Cavalcante
 

Abro o jornal, primeira página, as notícias são: Monique Evans é expulsa de hotel, Hebe constrange Mary Alexandre, Sabrina Sato se agarra com o fulano de tal, filha de Madona pode virar atriz... É claro, seria uma hipocrisia não falar das outras notícias, pois as editorias estão aí para isso, principalmente sobre casos conhecidos, como o do Renan Calheiros e CPMF. São muitas as notícias, são tantas as informações que por um momento parece que há desinformação.

Vejo que hoje nos jornais há o que vende, notícias que vendem, notícias que causarão "caos" na vida de alguém. E olha que são muitas. O comportamento da imprensa, às vezes, me assusta. O pior ainda é para quem já trabalha com o jornalismo, que em determinado momento precisa ligar para uma fonte x ou y e se deparar com comentários sobre a grande imprensa.

Quantas e quantas foram as vezes que ouvi: "Ah, não confio em jornalista, a gente faz um comentário e logo já está publicado no jornal", ou então "ah, a imprensa é manipuladora, não gosto de jornalistas, e não me ligue mais", tantas e tantas foram as batidas do telefone na minha cara. Tantas foram as vezes que liguei e implorei para falar com uma fonte e ela não me deu ouvidos. Claro, não adianta esconder, o comportamento da grande imprensa pauta a opinião de muitas pessoas com relação aos jornalistas.

Penso, “meu Deus, será que isso é a falta de emprego, ou será que isso é característica do próprio jornalista?” Fico preocupada, pois o repórter que sai às ruas, vê tanta coisa. Às vezes, faço um exercício simples: volto para a casa ou para o destino que for e observo, existe pobreza, sujeira, existe tráfico de drogas, existe corrupção, existem maus-tratos com o idoso, existe intolerância, brigas, acidentes e muitas e muitas coisas.

Também não adianta querer falar das coisas ruins. Existem notícias boas cravadas nas comunidades, nos pequenos bairros, como trabalhos sociais, casos de sucesso e muitos outros, mas depende do olhar do jornalista. A indústria da informação leva ao lead e depois dele, para quê literatura?!


Nota do Editor: Tatiany Cavalcante (jornaliteral.blogspot.com) é repórter.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "CRÔNICAS"Índice das publicações sobre "CRÔNICAS"
31/12/2022 - 07h23 Enfim, `Arteado´!
30/12/2022 - 05h37 É pracabá
29/12/2022 - 06h33 Onde nascem os meus monstros
28/12/2022 - 06h39 Um Natal adulto
27/12/2022 - 07h36 Holy Night
26/12/2022 - 07h44 A vitória da Argentina
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.