10/09/2025  11h34
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
E-mails à redação
06/01/2008 - 07h12
O voto é forte
Ivair Pinto de Moura
 

Ano de 2008, mais uma eleição municipal está preste a acontecer.

Os políticos se preparam cada um como pode, porém, certo que todos traçam estratégias. Nem sempre ganha aquele que sai na frente, pois, muito embora seja pouco o tempo para a campanha, os eleitores tiveram quatro anos para avaliar.

Toda avaliação não será em vão se houver opções para votar. A falta de opção influi na escolha uma vez que a limita àqueles que concorrem ao pleito.

Quanto mais candidato, mais favorecido ficará o da situação, tendo em vista que a divisão de votos tende a favorecer os candidatos que possuem base política consistente e, obviamente, assim quem já detém o poder com o pleno controle da "máquina" sai favorecido (mas não vitorioso).

A população para provar da melhor escolha dependerá de muita união e destreza, se quiser eleger aquele que realmente acha que pode governar com habilidade e honestidade que cada cidadão merece.

Ubatuba não pode escolher quem a governará nos próximos quatro anos, ela é a moça que o pai vai escolher com quem a casará (período patriarcal), não tem escolha e, portanto, deverá confiar naqueles que a amem de coração.

O que a cidade precisa a maioria sabe, entretanto, são poucos que podem fazê-lo.

O orçamento é bom, as fontes de arrecadação são as mais variadas, os métodos, porém, antiquados. Entendo que o munícipe deve gostar de contribuir, mas para isso ele precisa ver o bom emprego de sua contribuição, ninguém merece o desperdício, afinal, todo dinheiro é suado.

Por outro lado, ninguém tem bola de cristal para saber se o que vem é melhor, daí, deve-se considerar o caráter da pessoa que pretende governar e esse fator se mede pelos atos de cada pretendente.

O eleitor deve ver o que fez, o que faz, o que já foi feito, o que poderia ter sido feito e o que se poderá fazer. Somando, multiplicando, dividindo e subtraindo o pior chegará à conclusão de que votou corretamente.

Esqueçam balelas e propagandas, pois, podem ser falsas, se for preciso mudar que mude sem medo, caso contrário, que fique como está, porém, fiscalize vorazmente para onde vai o dinheiro de sua contribuição e exija por ele o respeito que merece seu próprio suor. O voto é forte se for unido, direcionado e fiscalizada a sua destinação; de outra forma se torna fraco e cai no descrédito. Eleitor que acha que o seu único voto não tem peso é porque não sabe o que é e nem como votar, sobre esses que se sobressaem os maus políticos.

Ubatuba precisa de voto consciente, não desperdice essa chance de mostrar que o eleitor é a verdadeira autoridade e para ele o político deve o legítimo respeito. Caso contrário o povo pode ir às ruas e, de forma pacífica, porém, respeitada, exigir as mudanças necessárias ao interesse comum.

Valorize o seu voto e valorize a si próprio.

Ivair Pinto de Moura
Membro do PTB de Ubatuba

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "E-MAILS À REDAÇÃO"Índice das publicações sobre "E-MAILS À REDAÇÃO"
13/04/2019 - 07h39 9ª Mostra Maré Cheia de Cinema
10/02/2019 - 07h25 Resposta ao ministro
12/04/2018 - 05h46 Desabafo de uma munícipe de Ubatuba
12/01/2018 - 06h50 Desabafo de um ambulante de Ubatuba
01/11/2017 - 07h31 Descaso estatal com Ubatuba
28/10/2017 - 08h45 A falta de `lei do silêncio´ em Ubatuba
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.