10/09/2025  11h45
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
08/01/2008 - 15h08
Promessas fazem parte de todo Ano Novo
Márcia Wirth
 

É hora de parar um pouco nosso ritmo alucinado. É o momento de rever 2007, para sermos melhores em 2008. Qualquer promessa feita, agora, deve possibilitar a realização dos nossos sonhos. Por isto, nossas promessas para o novo ano não podem ser sacrificantes a ponto de nos impor restrições impossíveis de serem cumpridas, deixando sempre a sensação de que não fomos capazes, de que falhamos...

"Cultivar bons hábitos alimentares, por exemplo, pode ser uma de nossas promessas para 2008. À medida em que conseguirmos equilibrar lazer, convívio social e os mais agradáveis sabores, com atitudes de cuidado com a saúde e o bem estar, estaremos aptos a cumprir nossa promessa sem sacrificar prazeres e felicidades", defende a endocrinologista Ellen Simone Paiva, diretora do Citen (www.citen.com.br), Centro Integrado de Terapia Nutricional.

A seguir, a equipe do Citen, sugere "algumas promessas" que podem ser feitas neste final de ano, para que você assuma um compromisso de bem estar com você. "Baseadas na experiência clínica sobre as atitudes que mais comprometem uma alimentação saudável e a manutenção do peso ideal, listamos algumas sugestões de atitudes que podem ser mudadas em prol da saúde", afirma a nutricionista do Citen, Amanda Epifanio:

(1) Nunca abrir mão do café da manhã.

Estejamos em casa, na praia, em hotéis, trabalhando ou estudando, devemos procurar iniciar todos os dias do Ano Novo com um bom café da manhã, mesmo que para isso tenhamos que levantar 20 minutos mais cedo. "O jejum prolongado pode causar vários problemas ao organismo: propicia o comportamento beliscador, desencadeia fome intensa e incontrolável na próxima refeição ou à noite, reduz o gasto calórico basal do corpo, o que dificulta a manutenção do peso e causa mal estar e dificuldade de concentração pela manhã", afirma Ellen Paiva.

(2) Comer de 3 a 4 porções de frutas e de 3 a 4 porções de verduras e legumes todos os dias.

Trabalhar muito, não ter tempo e estudar à noite não justificam a omissão desses alimentos na dieta. "Mesmo quando cometemos vários erros alimentares, a ingestão de frutas e verduras nos redime e nos protege de várias doenças. Esses alimentos contêm vitaminas e minerais, os famosos micronutrientes, os verdadeiros antioxidantes, que muitas vezes, são erroneamente incorporados em nossa dieta através de complexos vitamínicos, tão inúteis quanto nocivos, pois além de não serem incorporados como os micronutrientes naturais dos alimentos podem causar danos à saúde", defende Amanda Epifanio. Para conseguir realizar essa promessa vale levar frutas para o trabalho e sanduíches com verduras para a faculdade.

(3) Fugir da tentação de suspender os carboidratos da dieta.

Apesar do impacto na perda rápida de peso, essa atitude acarreta muito mais a perda de massa magra do que de gordura propriamente. "Logo, perdemos peso, mas não perdemos gordura. Vamos desidratando o corpo às custas de uma dieta monótona, que não atende às nossas necessidades nutricionais e que acarreta a ingestão de grande quantidade de proteínas e gordura", afirma a diretora do Citen. Nada melhor do que pão integral ou cereal pela manhã, e o bendito arroz, no almoço e no jantar.

(4) Evitar os lanches e fast foods como substitutos das refeições.

Pode ser mais saboroso, mais barato, mais prático, mas é de longe muito menos saudável. Precisamos mais que isso. Precisamos nos alimentar bem, além de ingerir alimentos saborosos. "Além disso, os lanches têm a característica de causarem saciedade muito curta e, logo, a fome bate novamente, reclamando uma refeição de verdade", alerta Amanda Epifanio.

(5) Moderar o consumo de álcool.

Nada contra um bom vinho. Muito pelo contrário. Estudos científicos sérios têm revelado que o consumo de uma taça pequena (75 ml) de vinho diariamente tem efeito de proteção ao coração. O difícil é moderar o consumo. "Além de altamente calórico (6 latinhas de cerveja = 900 calorias), o álcool apura o paladar e, geralmente, comemos mais quando bebemos", explica Ellen Paiva. Assim, o ideal seria beber apenas uma vez por semana e somente ultrapassar essa meta, em ocasiões muito especiais.

(6) Não beliscar.

Quando comemos um alimento, ele deverá fazer parte de uma refeição diária: café da manhã, almoço e jantar; ou de um lanche: um pela manhã e outro à tarde. Quando beliscamos, incorporamos quantidades progressivas de calorias ao nosso cardápio, além de interferirmos no apetite das refeições básicas. "O beliscador nunca tem fome para almoçar ou jantar, mas ele estará sempre disposto a encarar um salgadinho ou um docinho, se for chocolate, nem se fala... Dessa forma, ele come uma grande quantidade de calorias, que não consegue identificar", observa Amanda.

(7) Driblar a compulsão por chocolate.

Não se trata de não comer chocolates. Mesmo em se tratando de promessas de Ano Novo, devemos prometer o possível. Acontece que o consumo exagerado de chocolate costuma ser uma das causas mais comuns de ganho de peso, principalmente entre mulheres. "O problema não é comer chocolate e sim, comer muito chocolate. Para tanto podemos prometer consumir no máximo 150 calorias em chocolates ao dia (30 g de chocolate). Isso equivale em calorias a um copo grande de suco de laranja", explica Ellen Paiva. Por outro lado, é bom saber que os chocolates diet geralmente são mais calóricos do que seus equivalentes normais e que podemos reduzir muito o nosso consumo calórico, quando aprendemos a fazer receitas de bolos ou tortas de chocolate que façam a opção pelo cacau em pó, ao invés dos achocolatados. Vale ainda lembrar que os chocolates são ricos em flavonóides, poderosos antioxidantes, principalmente os amargos, e parece haver um real benefício na ingestão de um tablete pequeno diariamente.

"Promessas nos ajudam a recomeçar e a acreditar na possibilidade de alcançar nossas metas. Que bom se 2008 puder ser assim, cheio de fé e de bons projetos de vida! Nossa alimentação pode encabeçar nossas metas, principalmente porque nos dá condições de realizar todo o resto", defende a endocrinologista Ellen Paiva.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.