10/09/2025  11h42
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
29/01/2008 - 16h19
O que comer antes e depois da folia
 
 

O Carnaval está chegando. Nas praias, nas telas da TV ou nos bailes, muitas beldades expõem belos corpos, moldados por meses ou anos de academia e um rígido controle de alimentação. Geralmente, os famosos contratam profissionais especializados para fazer o acompanhamento tanto dos exercícios quanto dos regimes. Muitas vezes desavisadas, algumas pessoas tentam imitar os astros e estrelas, sem o devido cuidado.

"Muitos acreditam que controlar a alimentação é comer menos, o que não é verdade. É preciso fazer refeições balanceadas e com acompanhamento de um médico ou profissional de nutrição", explica Marília Malvezzi Karwowski, engenheira de alimentos da La Violetera, uma das maiores importadoras de alimentos do país.

Para as pessoas que vão cair na folia durante o Carnaval, Marília sugere a ingestão de massas. "Existe uma crença de que massas engordam. Na verdade, elas são ricas em carboidrato, uma fonte de energia rápida, recomendado, inclusive, aos atletas antes da participação em eventos esportivos", diz.

O chef Lúcio Costa, da Spedini Trattoria Expressa, sugere a ingestão de massa acompanhada de carne, para suprir as necessidades de carboidratos e de proteínas durante a folia. "Para depois da festa e de eventuais abusos na ingestão de álcool, aí sim, nada melhor do que uma salada bem estruturada com muito verde e legumes para que o organismo trabalhe sem muito esforço e recupere tudo aquilo que perdeu ao longo da noite", recomenda. Mas, ele alerta que, tanto durante quanto depois da festa, não se pode esquecer a hidratação. "É preciso ingerir muito líquido. Água, água de coco e isotônicos são os mais recomendados", diz.

A salada, com muito verde, pode ser acompanhada por uma bela porção de peixe, como o salmão, que é rico em proteínas e Omega 3, para ajudar na desintoxicação do organismo. "O peixe é uma excelente opção de alimento, de consumo obrigatório pelo menos duas vezes por semana", afirma Lucio. Outra sugestão é uma salada acompanhada de peito de frango grelhado.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.