10/09/2025  10h19
· Guia 2025     · O Guaruçá     · Cartões-postais     · Webmail     · Ubatuba            · · ·
O Guaruçá - Informação e Cultura
O GUARUÇÁ Índice d'O Guaruçá Colunistas SEÇÕES SERVIÇOS Biorritmo Busca n'O Guaruçá Expediente Home d'O Guaruçá
Acesso ao Sistema
Login
Senha

« Cadastro Gratuito »
SEÇÃO
Medicina e Saúde
07/02/2008 - 17h34
Sal na medida
Helena Meneguetti Hizzo
 

Cloreto de sódio, fórmula do sal. Ingrediente fundamental presente em quase todos os alimentos. Essencial ao bom funcionamento do corpo humano, seu uso em excesso, porém, causa transtornos à saúde. Que o digam os hipertensos. Embora muitos não atentem, ele também este presente nos alimentos doces. E até no adoçante.

O sódio, elemento do sal, tem papel importante no equilíbrio de água no organismo, na contração muscular e nos impulsos nervosos. Por outro lado, seu abuso causa a retenção de líquido no corpo humano. Isso aumenta a pressão sangüínea, acelerando o batimento cardíaco.

Face a isto, a utilização equilibrada do componente torna-se imprescindível para pessoas com quadro de hipertensão. Há no mercado produtos que substituem o sal, como o cloreto de potássio. Existem, ainda, produtos que não possuem sal em sua fórmula, diferentemente de outros de sua categoria. É o caso do adoçante dietético natural puro de estévia. Todos os outros edulcorantes de sua classe, como os produzidos à base de ciclamato e sacarina, ambos artificiais, possuem em sua fórmula alguma percentagem de sódio.

A recomendação, segundo os especialistas, é de que o consumo diário de sal seja de seis gramas para a população em geral. Isso representa uma colher de chá do produto. Para os hipertensos, a medida máxima ideal é de quatro gramas por dia. Para este grupo de pessoas, o controle diário é fundamental. Principalmente para aqueles mais idosos, devido à perda de elasticidade dos vasos sangüíneos. Uma fatia de pizza contém 640 miligramas de sódio. Trinta gramas de batata frita possuem cerca de 170 miligramas de sódio.

Com relação aos adoçantes artificiais, muitos têm indicação no rótulo de que não contêm quantidade significativa de sódio. Entretanto, vale frisar que sua composição básica inclui sacarina sódica e ciclamato de sódio. Essa falta de indicação quantitativa na tabela nutricional não significa ausência de risco à saúde dos hipertensos.

Assim, o acompanhamento do consumo de sódio em produtos nas categorias "light" e "dietética" também é preponderante. O Ministério da Saúde calcula que haja quase 40% de hipertensos na população acima de 40 anos no País. Nunca é tempo de se prevenir e cuidar ao máximo quanto a essa silenciosa e traiçoeira doença.


Nota do Editor: Helena Meneguetti Hizo é diretora de Pesquisa e Desenvolvimento da Steviafarma Industrial.

PUBLICIDADE
ÚLTIMAS PUBLICAÇÕES SOBRE "MEDICINA E SAÚDE"Índice das publicações sobre "MEDICINA E SAÚDE"
26/12/2022 - 07h45 Excesso de tecnologia pode afetar a saúde mental
24/12/2022 - 06h33 Depressão é um perigo silencioso
23/12/2022 - 05h58 Febre alta e dor no corpo?
21/12/2022 - 06h08 8 passos de primeiros socorros do infarto
10/12/2022 - 05h22 Casos de dengue aumentam 180,5% em um ano
03/12/2022 - 05h39 6 mitos sobre a saúde ocular infantil
· FALE CONOSCO · ANUNCIE AQUI · TERMOS DE USO ·
Copyright © 1998-2025, UbaWeb. Direitos Reservados.